Uma história do automóvel

Os primeiros veículos rodoviários automotores eram movidos por motores a vapor e, por esta definição, Nicolas Joseph Cugnot da França construiu o primeiro automóvel em 1769 – reconhecido pela primeira vez pelo Royal Automobile Club da Grã-Bretanha e pelo Automobile Club de France. Então, por que tantos livros de história dizem que o automóvel foi inventado por Gottlieb Daimler ou Karl Benz? Tanto a Daimler quanto a Benz inventaram veículos a gasolina extremamente bem-sucedidos e práticos que inauguraram a era do automóvel moderno. Daimler e Benz inventaram carros que pareciam e funcionavam como os carros que usamos hoje. No entanto, é injusto dizer que ambos inventaram o automóvel. Para saber mais sobre ? Acesse http://rsembreagem.com.br/

Motor de combustão: o coração do automóvel

Um motor de combustão interna é um motor que usa a combustão explosiva de combustível para empurrar um pistão em um cilindro – o movimento do pistão gira em torno de um virabrequim, que então gira as rodas do carro por meio de uma corrente ou eixo de transmissão. . Os vários tipos de combustível comumente usados ​​em motores de combustão interna automotivos são gasolina (ou gasolina), diesel e querosene.

Um breve resumo da história do motor de combustão interna com os seguintes destaques:

  • 1680 – O físico holandês Christian Huygens projetou (mas nunca construiu) um motor de combustão interna destinado a funcionar com pólvora.
  • 1807 – O suíço François Isaac de Rivaz inventou um motor de combustão interna que utilizava uma mistura de hidrogênio e oxigênio como combustível. Rivaz projetou um carro para seu motor – o primeiro automóvel com motor de combustão interna. No entanto, seu projeto foi muito mal sucedido.
  • 1824 – O engenheiro inglês Samuel Brown adaptou um antigo motor a vapor de Newcomen para queimar gás e o usou para abastecer brevemente um veículo em Shooters Hill, Londres.
  • 1858 – O engenheiro belga Jean Joseph Étienne Lenoir inventou e patenteou (1860) um motor de combustão interna de ignição por faísca de dupla ação que funcionava com gás de carvão. Em 1863, Lenoir anexou um motor aprimorado (usando querosene e um carburador bruto) a uma carruagem de três rodas que conseguiu completar uma jornada histórica de 50 milhas.
  • 1862 – Alphonse Beau de Rochas, engenheiro civil francês, patenteou um motor de quatro tempos, mas não o construiu (Patente Francesa nº 52.593, 16 de janeiro de 1862).
  • 1864 – O engenheiro austríaco Siegfried Marcus construiu um motor monocilíndrico com um carburador bruto e prendeu seu motor a um carrinho para uma jornada rochosa de 500 pés. Alguns anos depois, Marcus projetou um veículo que correu brevemente a 10 mph, que alguns historiadores consideram ser o precursor do automóvel moderno, pois foi o primeiro veículo movido a gasolina do mundo (mas leia as notas conflitantes abaixo).
  • 1873 – George Brayton, um engenheiro americano, desenvolveu sem sucesso um motor a querosene de dois tempos (com dois cilindros de bomba externos). No entanto, foi considerado o primeiro motor a óleo seguro e prático.
  • 1866 – Os engenheiros alemães Eugen Langen e Nicolaus August Otto melhoraram os projetos de Lenoir e de Rochas e inventaram um motor a gás mais eficiente.
  • 1876 ​​- Nicolaus August Otto inventou e mais tarde patenteou um motor de quatro tempos de sucesso conhecido como ciclo Otto.
  • 1876 ​​- O primeiro motor de dois tempos de sucesso foi inventado por Sir Dougald Clerk.
  • 1883 – O engenheiro francês Edouard Delamare-Debouteville construiu um motor monocilíndrico de quatro tempos que funcionava com gás de fornalha. Se ele realmente construiu um carro não é certo, mas os projetos de Delamare-Deboutevilles eram muito avançados para a época – pelo menos no papel em alguns aspectos à frente da Daimler e da Benz.
  • 1885 – Gottlieb Daimler inventou o que é frequentemente considerado o protótipo do motor a gás moderno – com um cilindro vertical e injeção de combustível através de um carburador (patenteado em 1887). Com este motor, a Daimler construiu pela primeira vez um veículo de duas rodas, o Reitwagen, e um ano depois o primeiro veículo motorizado de quatro rodas do mundo.
  • 1886 – Em 29 de janeiro, Karl Benz recebe a primeira patente (DRP nº 37435) para um carro a gasolina.
  • 1889 – Daimler constrói um motor de quatro tempos melhorado com válvulas em forma de cogumelo e dois cilindros em forma de V.
  • 1890 – Wilhelm Maybach constrói o primeiro motor quatro tempos de quatro cilindros.

O projeto do motor e o projeto do carro eram atividades integrais, quase todos os projetistas de motores acima também projetavam carros, e alguns se tornaram grandes fabricantes de automóveis. Todos esses inventores e outros fizeram melhorias notáveis ​​no desenvolvimento de veículos com motor de combustão interna.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

A importância de Nicholas Otto

Um dos marcos mais importantes no projeto de motores vem de Nicolaus August Otto, que inventou um motor a gás eficaz em 1876. Otto construiu o primeiro motor de combustão interna prático de quatro tempos chamado Motor Ciclo Otto, e quando ele terminou seu motor, ele o converteu em uma motocicleta. As contribuições de Ottos foram historicamente muito significativas, foi seu motor de quatro tempos que foi amplamente adotado para todos os carros de combustível líquido do futuro.

Karl Benz

Em 1885, o engenheiro mecânico alemão Karl Benz projetou e construiu o primeiro automóvel prático do mundo a ser movido por um motor de combustão interna. Em 29 de janeiro de 1886, Benz recebeu a primeira patente (DRP No. 37435) para um carro a gasolina. Era um triciclo; Em 1891 Benz construiu seu primeiro carro de quatro rodas.  Benz foi o primeiro inventor a integrar um motor de combustão interna com um chassi – projetando ambos juntos.

Gottlieb Daimler

Em 1885, Gottlieb Daimler (junto com seu parceiro de design Wilhelm Maybach) deu um passo adiante e patenteou o motor de combustão interna, amplamente considerado como o protótipo do moderno motor a gás. A conexão da Daimler com Otto era direta; Daimler trabalhou como diretor técnico da fábrica de motores a gás Deutz, da qual Nikolaus Otto era co-proprietário em 1872. Há alguma controvérsia sobre quem construiu a primeira motocicleta, Otto ou Daimler.

O motor Daimler-Maybach de 1885 era pequeno e leve, rápido, usava um carburador com injeção de gasolina e tinha um cilindro vertical. O tamanho, a velocidade e a eficiência dos motores permitiram uma revolução no design do carro. Em 8 de março de 1886, a Daimler pegou uma diligência e a adaptou para acomodar seu motor, construindo assim o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo. Daimler é considerado o primeiro inventor de um motor de combustão interna prático.

Em 1889, a Daimler inventou um motor V de dois cilindros e quatro tempos com válvulas em forma de cogumelo. Como o motor Otto de 1876, o novo motor da Daimler lançou as bases para todos os motores de automóveis futuros. Também em 1889, Daimler e Maybach construíram seu primeiro automóvel do zero, eles não adaptaram conscientemente outro veículo como antes. O novo carro da Daimler tinha câmbio de quatro marchas e atingia velocidades de 16 km/h.

Daimler fundou a Daimler Motor Company em 1890 para fabricar seus projetos. Onze anos depois, Wilhelm Maybach projetou o automóvel Mercedes.

Se Siegfried Marcus tivesse construído seu segundo carro em 1875 e funcionasse como alegado, teria sido o primeiro veículo com motor de quatro tempos e o primeiro a funcionar com gasolina, o primeiro a ter um carburador para um motor a gasolina e o primeiro a usar a ignição por magneto. No entanto, a única evidência disponível indica que o veículo foi construído por volta de 1888/89 – tarde demais para ser o primeiro. Quer saber mais sobre história do automóvel, acesse https://rsembreagem.com.br/a-rs-embreagem/

No início de 1900, os carros a gasolina começaram a vender mais do que todos os outros tipos de veículos motorizados. O mercado de carros pequenos cresceu e a necessidade de produção industrial tornou-se mais urgente.

Os primeiros fabricantes de automóveis do mundo foram franceses: Panhard

René Panhard e Emile Levassor

Rene Panhard e Emile Levassor eram sócios em uma empresa de máquinas para trabalhar madeira quando decidiram se tornar um fabricante de automóveis. Eles construíram seu primeiro carro em 1890 com um motor Daimler. A equipe foi contratada por Edouard Sarazin, que detinha os direitos de licença da patente da Daimlers para a França. (Licenciar uma patente significa que você paga uma taxa e então tem o direito de construir e usar a invenção de outra pessoa para obter lucro – neste caso Sarazin tinha o direito de construir e vender motores Daimler na França.) Os Partners não faziam apenas carros. , mas também fizeram melhorias no design da carroceria.

A Panhard-Levassor fabricou veículos com embreagem operada por pedal, acionamento por corrente levando a uma caixa de câmbio manual e radiador dianteiro. Levassor foi o primeiro designer a mover o motor para a frente do carro e usar um layout de tração traseira. Conhecido como Systeme Panhard, este design rapidamente se tornou o padrão para todos os carros, pois permitia melhor equilíbrio e direção aprimorada. Panhard e Levassor também são creditados com a invenção da caixa de câmbio moderna – montada em seu Panhard 1895.

Panhard e Levassor também compartilharam os direitos de licenciamento dos motores Daimler com Armand Peugeot. Um carro Peugeot venceu a primeira corrida de carros realizada na França, dando publicidade à Peugeot e aumentando as vendas de carros. Ironicamente, a corrida de Paris a Marselha de 1897 resultou em um acidente de carro fatal que matou Emile Levassor.

No início, os fabricantes franceses não padronizavam os modelos de carros – cada carro era diferente do outro. O primeiro carro padrão foi o Benz Velo de 1894. Em 1895, 134 Velos idênticos foram construídos.

Charles e Frank Duryea

Os primeiros fabricantes de veículos comerciais movidos a gasolina da América foram Charles e Frank Duryea. Os irmãos eram fabricantes de bicicletas interessados ​​em motores a gasolina e automóveis, e construíram seu primeiro automóvel em 1893 em Springfield, Massachusetts. Em 1896, a Duryea Motor Wagon Company havia vendido treze modelos do Duryea, um sedã caro que permaneceu em produção na década de 1920.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Ransome Eli Olds

O primeiro automóvel produzido em massa nos Estados Unidos foi o Curved Dash Oldsmobile de 1901, construído pelo fabricante de automóveis americano Ransome Eli Olds (1864-1950). Olds inventou o conceito básico de linha de montagem e deu início à indústria automobilística na área de Detroit. Ele e seu pai, Plínio Fisk Olds, começaram a fabricar motores a vapor e a gasolina em Lansing, Michigan, em 1885. Olds projetou seu primeiro carro a vapor em 1887. Em 1899, com crescente experiência em motores a gasolina, Olds mudou-se para Detroit para fundar a Olds Motor Trabalha e produz carros econômicos. Produziu 425 Curved Dash Olds em 1901 e foi a principal fabricante de automóveis das Américas de 1901 a 1904.

Henry Ford

O fabricante de automóveis americano Henry Ford (1863-1947) inventou uma linha de montagem aprimorada e instalou a primeira linha de montagem baseada em transportador em sua fábrica de automóveis na fábrica da Ford em Highland Park, Michigan, por volta de 1913-14. A linha de montagem baixou o custo de produção de carros reduzindo o tempo de montagem. O famoso Modelo T da Ford foi montado em 93 minutos. Ford construiu seu primeiro carro, chamado Quadriciclo, em junho de 1896, mas o sucesso veio depois que ele fundou a Ford Motor Company em 1903. Esta foi a terceira empresa automotiva formada para fabricar os carros que ele projetou. Ele introduziu o Modelo T em 1908 e foi um sucesso. Depois de instalar linhas de montagem móveis em sua fábrica em 1913, a Ford se tornou a maior montadora do mundo. Em 1927, 15 milhões de modelos T foram fabricados.

Outra vitória de Henry Ford foi uma disputa de patentes com George B. Selden. Selden, que nunca havia construído um automóvel, detinha a patente de um motor de rua, com base na qual Selden recebia royalties de todos os fabricantes de automóveis americanos. A Ford cancelou a patente de Seldens e abriu o mercado automobilístico americano para a construção de carros baratos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_autom%C3%B3vel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *