10 problemas elétricos domésticos comuns e como corrigi-los

10 problemas elétricos domésticos comuns

Em nossos 15 anos de atividade, vimos muitos problemas elétricos domésticos. Achamos que seria uma boa ideia resumir alguns dos problemas elétricos mais comuns em uma única lista.

Faremos o nosso melhor para descrever qual é o problema, quão perigoso é e como diagnosticar os problemas elétricos e o que você pode fazer a respeito. Se você se sentir inseguro ou desconfortável com a solução, pode sempre entrar em contato conosco e enviaremos um eletricista profissional para sua casa. Vamos começar!

1: INTERRUPTOR DE LUZES NÃO FUNCIONA

O problema: um interruptor de luz não é confiável, não acende a luz quando você clica nele ou um dimmer não diminui as luzes.

Nível de perigo: Baixo. Pode ser devido a peças defeituosas, um erro na instalação ou a idade do switch.

Solução de problemas: Este problema elétrico pode ser devido a diferentes fatores. Primeiro, verifique se a lâmpada funciona testando-a em outra luminária. Certifique-se de que o disjuntor está “ligado” e teste uma tomada perto do interruptor de luz para ver se a energia está indo para o circuito. O seu dimmer funciona em qualquer configuração ou não funciona?

Solução: Para mantê-lo seguro, você pode chamar um eletricista profissional se um interruptor não estiver funcionando. Mesmo que o nível de perigo seja baixo, a solução em si é perigosa – não queremos ver você se machucar.

2: MUITOS SURTOS ELÉTRICOS

O problema: você percebe picos de energia frequentes em sua casa. Um surto é quando a energia desliga ou diminui por um momento antes de voltar.

Nível de perigo: Moderado. Surtos ao longo do tempo podem danificar dispositivos eletrônicos em sua rede.

Solução de problemas: Esteja atento a surtos ao redor da casa. A maioria dos surtos ocorre em toda a sua grade. Os surtos não são específicos para um único quarto. Surtos podem ser esperados durante tempestades com raios, mas de outra forma não devem ocorrer.

Solução: A única solução é trazer um eletricista profissional para uma inspeção . Um profissional pode dar uma olhada em sua rede e fiação em sua casa para encontrar um culpado. Pode haver um dispositivo defeituoso ou powerboard conectado à sua rede em algum lugar.

3: DISPARO DO DISJUNTOR

O problema: você perde energia esporadicamente em uma área da sua casa.

Nível de perigo: Alto. Muitas vezes devido à sobrecarga de um circuito.

Solução de problemas: Observe quando o disjuntor desarma. É imediatamente após iniciar um dispositivo ou quando o sistema HVAC é ligado?

Solução: tente desconectar alguns dispositivos e veja se isso funciona. Você pode precisar atualizar seu sistema elétrico ou adicionar um circuito à sua casa. Em ambos os casos, você precisará da ajuda de um eletricista profissional.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

4: AS TOMADAS OU INTERRUPTORES ESTÃO QUENTES

O problema: as tomadas ou interruptores de luz são quentes ao toque.

Nível de perigo: Muito alto. Isso pode ser indicativo de um sério problema elétrico que pode causar incêndios.

Solução de problemas: A solução de problemas elétricos geralmente é difícil, mas não neste caso. Se você tocar em um interruptor de luz ou tomada e estiver quente, é tudo o que você precisa saber. Interruptores de luz quentes ou tomadas quentes significam que você tem um problema. Outra maneira de saber: se você sentir um cheiro de peixe perto de uma tomada, verifique se está quente.

Solução: desligue imediatamente o disjuntor dessa tomada ou interruptor e chame um eletricista. Evite usar esse interruptor ou tomada até que o eletricista chegue para ajudar. Quer saber mais sobre os problemas elétricos de sua casa, acesse https://eletricistabh24h.com.br/

5: LUZES MUITO FRACAS OU MUITO BRILHANTES

O problema: as luzes da sua casa são muito brilhantes, muito fracas ou piscam entre os níveis de intensidade.

Nível de perigo: Alto. Isso pode ser devido a uma conexão ruim no soquete. Pode causar arcos, faíscas ou incêndio.

Solução de problemas: Primeiro, certifique-se de ter as lâmpadas certas para as tomadas. Se você olhar no soquete da luz, deve haver um adesivo próximo que informa a potência máxima permitida.

As lâmpadas devem ter sua potência impressa na lâmpada. Certifique-se de que a potência da lâmpada não seja superior à potência máxima impressa no soquete.

Em seguida, certifique-se de que as lâmpadas estejam totalmente aparafusadas. Se o problema persistir, tente usar uma nova lâmpada – às vezes as lâmpadas estão com defeito ou o fabricante fez um lote ruim.

O problema está acontecendo em várias salas ou apenas em uma? Se estiver acontecendo em várias salas, isso geralmente indica lâmpadas defeituosas. Se ocorrer apenas em uma única sala, isso geralmente significa uma conexão de soquete ruim.

Solução: Se nenhuma das etapas de solução de problemas funcionar, você provavelmente tem conexões defeituosas em seu soquete. Chame um eletricista profissional para verificar.

6: CHOQUES ELÉTRICOS

O problema: você sente um leve choque ao conectar ou ligar um dispositivo.

Nível de perigo: Moderado a muito alto. Pode ser um aparelho defeituoso ou fiação defeituosa.

Solução de problemas: Como isso pode ser devido a fiação defeituosa, não há uma maneira segura de solucionar esse problema. Se você acabou de sofrer um choque elétrico, chame um eletricista profissional.

Solução: Neste caso, a opção mais segura é entrar em contato com um eletricista profissional.

7: LÂMPADAS QUEIMAM RAPIDAMENTE

O problema: lâmpadas novas em sua casa estão morrendo muito rapidamente. As lâmpadas são classificadas por um certo número de horas que devem funcionar – às vezes mais de 40.000 horas!

Nível de perigo: Potencialmente alto. Pode ser uma conexão solta no circuito ou soquete causando essas explosões.

Solução de problemas: Certifique-se de que as lâmpadas tenham a potência certa para os soquetes em que estão entrando. Haverá uma etiqueta impressa perto do soquete que diz a potência máxima.
Se o seu soquete for classificado para 60 W e você estiver colocando uma lâmpada de 100 W, você pode esperar que eles apaguem rapidamente. Se a lâmpada tiver a potência correta e ainda queimar rapidamente, o culpado provavelmente é o soquete.

Solução: A solução é bastante perigosa para uma pessoa não treinada. Sugerimos que você entre em contato com um eletricista profissional para reparos domésticos.

8: A CONTA DE ELETRICIDADE É ALTA

O problema: sua conta de luz é maior do que o normal ou muito maior do que deveria.

Nível de perigo: Baixo ou alto. Pode ser tão suave quanto um aparelho que consome muita energia. Alternativamente, pode ser devido a circuitos danificados ou problemas de fiação que podem causar incêndio e faíscas.

Solução de problemas: se este for o primeiro mês em que a conta é alta, tente pensar no que você fez de diferente. Se for o primeiro mês quente do ano, você pode esperar que sua conta suba à medida que você usa mais ar condicionado em casa.
Se for um pico aleatório e inesperado, ou sua conta for consistentemente mais alta que o normal, esse é outro problema. Você pode estar sendo sobrecarregado pelo seu fornecedor de eletricidade ou tem um sério problema elétrico em sua casa.

Solução: Para picos aleatórios ou uma conta de energia elétrica consistentemente alta, existem algumas soluções:

  • Conserte seu sistema de água quente se houver um vazamento
  • Desconecte carregadores, dispositivos eletrônicos e aparelhos quando não estiverem em uso
  • Peça a um eletricista que inspecione e conserte suas tomadas e fiação
  • Altere seu fornecedor de energia elétrica para uma opção mais barata
  • Descubra quais eletrodomésticos estão fazendo com que sua conta suba
  • Contacte o seu fornecedor de eletricidade para perguntar sobre a sua fatura

9: LÂMPADA MUITO QUENTE

O problema: a lâmpada está muito quente ao toque. Isso é chamado de “sobreposição”.

Nível de perigo: Alto. O calor pode queimar o isolamento e causar problemas de fiação no equipamento. O resultado pode ser arcos, faíscas ou incêndios. Além disso, o dano ao soquete persistirá.

Solução de problemas: Se a base da lâmpada estiver visível, dê uma olhada nela. Se houver listras pretas ou fuligem ao longo da base ou na lâmpada, você está sobrepondo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Coloque uma sonda de temperatura (um termômetro de carne ou equivalente) contra o bulbo ou sinta o ar próximo ao bulbo. Se a própria lâmpada estiver muito quente, isso é outra indicação de que seu soquete está sobrecarregado.

Solução: O problema mais comum é que sua lâmpada tem uma potência maior do que o seu soquete permite. Observe um tema recorrente aqui?

Certifique-se de que a potência impressa na lâmpada seja equivalente ou inferior à potência máxima impressa no soquete da luz. Se você não tiver certeza ou se sua casa for mais antiga, use lâmpadas de 60 watts ou menos.

Se o soquete foi danificado devido à sobreposição, você terá que trazer um profissional.

10: O PLUGUE CAI DA TOMADA DE PAREDE

O problema: um problema comum em casas mais antigas é quando um plugue simplesmente não fica na tomada. Existem contatos na tomada que devem segurar confortavelmente qualquer plugue que entrar. Quando os plugues caem, isso significa que os contatos não são bons.

Nível de perigo: Muito alto se não for resolvido. A tomada pode formar arco e inflamar poeira e madeira nas proximidades, causando um incêndio.

Solução de problemas: O processo de solução de problemas é bastante simples. Conecte um dispositivo eletrônico. Se o plugue estiver solto ou cair, tente em outra tomada. Se estiver firme em outra tomada, a primeira tomada tem contatos defeituosos.

Solução: Basta comprar uma nova tomada e substituí-la. Em nossa experiência, muitos proprietários se sentem à vontade para fazer esse projeto por conta própria. A peça custa apenas alguns dólares, então não é um grande investimento.

Dica profissional: certifique-se de desligar a energia da tomada do disjuntor antes de tentar a solução.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *