Instalação de Estação de Tratamento de Esgoto – Estudo de Caso Doméstico

O que é esgoto e por que tratá-lo?

Consideramos o tratamento de efluentes como um uso da água porque está interligado com os demais usos da água. Grande parte da água utilizada por residências, indústrias e empresas deve ser tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente.

Se o termo “tratamento de águas residuais” é confuso para você, você pode pensar nele como “tratamento de esgoto”. A natureza tem uma incrível capacidade de lidar com pequenas quantidades de desperdício de água e poluição, mas ficaria sobrecarregada se não tratássemos os bilhões de galões de águas residuais e esgotos produzidos todos os dias antes de devolvê-los ao meio ambiente. As estações de tratamento reduzem os poluentes nas águas residuais a um nível que a natureza pode suportar. Quer saber mais sobre estação de tratamento, acesse https://saluta.com.br/

As águas residuais também incluem o escoamento das chuvas . Embora algumas pessoas suponham que a chuva que cai na rua durante uma tempestade seja bastante limpa, não é. Substâncias nocivas que lavam estradas, estacionamentos e telhados podem prejudicar nossos rios e lagos.

A gestão das águas residuais está no centro da proteção ambiental, porque procura evitar a poluição dos nossos preciosos rios, lagos e margens. Quando planejado e executado adequadamente, o tratamento moderno de efluentes é um exemplo concreto de desenvolvimento sustentável, eficiência de recursos e tecnologia limpa.

Se você precisa de ajuda com um desafio de processo individual ou com um investimento em planta de grande escala, podemos ajudá-lo durante todo o ciclo de vida – desde estudos preliminares até suporte operacional. Nossa experiência em engenharia, gerenciamento de construção, otimização de operação e manutenção e gerenciamento de risco está à sua disposição.

Ao desenvolver o tratamento de águas residuais, atuamos como consultores independentes, ajudando você a levar em consideração o impacto econômico e os requisitos ecológicos para selecionar a tecnologia adequada.

Aqui no Saluta, muitas vezes somos chamados a instalar estações de tratamento de esgoto (e muitos outros tipos de sistemas de drenagem) para clientes domésticos e comerciais. Abaixo está um estudo de caso sobre um trabalho recentemente concluído.

Nossa equipe especializada em trabalhos de base e engenharia civil da Saluta foi contatada por um novo cliente. O cliente precisava garantir que sua fossa séptica existente estava em conformidade com as regras gerais vinculantes como condição da venda de sua propriedade. Uma visita subsequente ao local foi realizada para garantir que o escopo do trabalho fosse totalmente compreendido e fornecer recomendações adequadas.

Como a unidade estava descarregando em um curso d’água, a fossa séptica existente precisou ser substituída por um sistema de tratamento. A Saluta verificou que tamanho e tipo de unidade seriam apropriados para a propriedade cotar para o fornecimento, instalação e comissionamento de uma nova estação de tratamento de esgoto.

Instalação de uma estação de tratamento de esgoto:

Os trabalhos começaram com a escavação da nova estação de tratamento de esgoto. Com a unidade instalada, foi cavada uma vala de 35 metros da fossa séptica existente até a nova estação de tratamento.

Foi instalado um Klargester BioTec P9 IPS com uma saída bombeada integrada. Esta unidade era adequada para uma habitação de até 9 pessoas. A unidade foi aterrada em concreto C30 com acabamento superficial e semente. A saída da nova estação de tratamento foi ligada a uma saída dos vizinhos (com a sua aprovação durante a fase de planeamento). Isso criou uma linha compartilhada para descarga entre as propriedades.

Com a nova estação de tratamento de esgoto em posição e pronta para conexão, a Saluta forneceu um caminhão- tanque a vácuo para esvaziar a antiga fossa séptica. O tanque foi então preenchido para tornar o vazio seguro e completado com um acabamento de solo e sementes.

Com todas as obras de base concluídas, nossos eletricistas e engenheiros compareceram ao local para comissionar a nova estação de tratamento de esgoto.

O projeto foi concluído no prazo e com o mínimo de interrupção para o cliente. O cliente ficou com o emissário de efluentes da unidade de tratamento de esgoto funcionando com eficiência e segurança dentro dos padrões da Agência Ambiental, pronto para concluir a venda de sua casa.

Perguntas frequentes sobre instalações de estações de tratamento de esgoto

Quanto tempo leva para instalar uma estação de tratamento de esgoto?

O tempo médio de instalação de uma estação de tratamento de esgoto pode levar de 5 a 8 dias. Este período de tempo está sujeito ao clima e ao acesso. Durante a instalação, não há necessidade de sair do imóvel e não haverá interrupção no dia a dia.

Posso eu mesmo instalar uma estação de tratamento de esgoto?

Não recomendamos a instalação de uma estação de tratamento de esgoto, a menos que você esteja 100% confiante em sua capacidade. Se instalado incorretamente, um sistema de esgoto fora da rede pode deixá-lo em uma bagunça desagradável – tanto física quanto legalmente.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Contratar um  empreiteiro profissional  para fazer a instalação para você é a melhor maneira de garantir que seu sistema seja adequado às suas necessidades, seja confiável e esteja em conformidade com a lei.

Onde deve ser instalada uma estação de tratamento de esgoto?

Uma estação de tratamento de esgoto deve estar a mais de 7 metros de uma propriedade habitável. A imersão deve estar a no mínimo 10 metros de um curso d’água.

Uma estação de tratamento de esgoto precisa de uma imersão?

As saídas das estações de tratamento de esgoto devem ser instaladas preferencialmente em um campo de drenagem adequado. Se isso não for viável devido à falha nos testes de porosidade ou à localização, um curso de água/vala pode ser aprovado pelo EA (cada local varia). O Blog Saluta detalha outras coisas importantes sobre o as estação tratamento, veja a seguir https://saluta.com.br/

Com que frequência você deve esvaziar uma estação de tratamento de esgoto?

O trabalho de uma estação de tratamento de esgoto é tratar o esgoto a um padrão adequado para descarga. Com o tempo, o lodo pode acumular uma massa de sólidos e, assim como uma fossa séptica, deve ser removido.

A maioria dos fabricantes recomenda  o esvaziamento anual em sistemas domésticos até uma população de 12. Os sistemas comerciais podem precisar ser esvaziados a cada 6-8 semanas.

Com que frequência uma estação de tratamento de esgoto deve ser atendida?

A manutenção regular de sua estação de tratamento de esgoto garantirá que as falhas do equipamento sejam minimizadas e mantenha sua unidade operando de maneira ideal. Sempre recomendamos que você siga as diretrizes do fabricante para sua estação de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *