SEO significa Search Engine Optimization e é uma parte importante do marketing online. O objetivo dessa otimização é posicionar melhor os sites para determinadas palavras-chave nos mecanismos de busca como o Google. Quanto maior a classificação do resultado de pesquisa de uma página, maior sua visibilidade e, portanto, o número de visitantes.
SEO leva muito tempo e trabalho, mas traz resultados duradouros. A situação é diferente com a chamada publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA), publicidade em mecanismos de pesquisa: aqui, os bons posicionamentos nos resultados da pesquisa são pagos. Isso fará com que você obtenha resultados mais rapidamente, mas quando você parar de exibir anúncios, esses anúncios serão removidos com a mesma rapidez. Quer saber mais sobre SEO, acesse https://www.seobh.org/
Aliás, o oposto de SEO é a publicidade paga, como: por exemplo, Google Ads. SEO e SEA são resumidos sob o termo genérico Search Engine Marketing (SEM).
Quantos tipos de SEO existem?
SEO é uma subárea que consiste em muitas áreas diferentes. Estes são:
- Pesquisa de palavras-chave: análise de quais termos de pesquisa são relevantes para um setor e como uma boa classificação pode ser alcançada para essas palavras-chave.
- SEO técnico : Otimização da base técnica dos sites (velocidade de carregamento, rastreamento e indexação ) e um pré-requisito para outras medidas de otimização on-page.
- Otimização on-page : otimização de estrutura, conteúdo e metadados.
- Otimização off-page: Criação de links internos e externos (link building).
- SEO para dispositivos móveis: Otimizando um site para dispositivos móveis.
- SEO local : Posicionamento de um site nos resultados de pesquisa locais.
- KPIs de SEO: Avaliação dos índices correspondentes.
No entanto, os fundamentos da otimização de mecanismos de pesquisa vão além. Por exemplo, é feita uma distinção entre otimização de mecanismo de busca estratégica e tática. O nível tático se concentra no conteúdo e na otimização técnica.
A parte estratégica visa transformar um site em uma entidade digital para o Google, ou seja, em uma imagem de marca corporativa. Isso dá ao domínio a autoridade mais alta possível em uma ou mais áreas de assunto que representam a empresa.
Simplificando: aborde apenas o que você oferece e apresenta em seu site – porque só assim o Google entenderá que você é o especialista nessa área e que está fornecendo conteúdo relevante. A análise de termos de pesquisa e as estratégias de vinculação são uma parte importante do SEO estratégico.
Por que o SEO é tão importante?
O ranking do Google não é coincidência, mas segue regras claras. O SEO ajuda você a implementar essas regras corretamente e, assim, aumentar a visibilidade do seu site.
A importância do SEO decorre de como os motores de busca funcionam. Eles pesquisam constantemente na Internet com a ajuda dos chamados rastreadores da web. São programas que automaticamente pesquisam informações na web e coletam dados no processo. Você é responsável por garantir que os sites sejam incluídos no índice do Google and Co.. . Além disso, os mecanismos de pesquisa usam os dados coletados para classificar e categorizar sites. Questões importantes a serem respondidas neste contexto são:
- Qual assunto é abordado lá?
- Quão valioso é o site para os visitantes?
- Como os usuários interagem com o site?
Nos primeiros dias do SEO, os mecanismos de pesquisa usavam fatores de classificação individuais para determinar onde um site aparecia na SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa). Os webmasters fizeram questão de usar a maior densidade de palavras-chave possível em seus textos. O número de links que levam a uma página também foi muito importante para o Google desde o início.
Os profissionais de marketing, portanto, começaram a comprar links ou publicá-los em áreas públicas da internet. No entanto, essas medidas não contribuíram para a qualidade do conteúdo da web, razão pela qual o Google logo retirou o ripcord.
Links colocados aleatoriamente ou desertos de texto pouco legíveis cheios de palavras-chave não eram mais recompensados, mas conteúdo de alta qualidade era anunciado nos rankings. Ao longo dos anos, o Google introduziu consistentemente novas atualizações que evoluíram os mecanismos de pesquisa e expandiram o algoritmo.
Hoje, o Google pode processar sinônimos e cada vez mais também contextos e unidades semânticas, ou seja, pode registrar as relações entre palavras e frases individuais. Nos resultados da pesquisa, não apenas os links para sites são excluídos, mas também outros dados.
Graças ao Google Knowledge Graph, os usuários não precisam mais pesquisar sites para encontrar as informações que desejam. Em vez disso, eles obtêm uma visão geral inicial de muitos tópicos diretamente dos resultados da pesquisa. Isso também oferece oportunidades completamente novas para os profissionais de marketing.
E a visão da Web Semântica, na qual todas as informações estão vinculadas, os mecanismos de busca reconhecem significados e nos ajudam a organizar nosso dia a dia, está se tornando cada vez mais realista.

O que você faz com SEO?
Mas isso também significa que a otimização de mecanismos de busca se tornou muito complexa. Já não basta enriquecer um texto com o maior número possível de palavras-chave. Mais de 200 fatores de classificação agora determinam o quão proeminente um site aparece nas SERPs.
Esses incluem:
- Contente
- Backlinks
- tempo de carregamento
- Otimização para dispositivos móveis
- conhecimento do site
- Nomeação de marca em mídia relevante
- Localização (se relevante para o resultado)
Você pode ver onde tudo isso está indo: Se você não está fazendo SEO, você está apenas afundando. Em 2021, mais de 1,8 bilhão de sites foram registrados em todo o mundo. Claro que você tem que diferenciar fortemente aqui, mas uma coisa é clara: se você quiser entrar no top 10 dos resultados de pesquisa do Google, você só pode fazê-lo com uma otimização consistente do mecanismo de pesquisa.
Noções básicas de marketing on-line: como funciona o SEO?
Os motores de busca são uma espécie de gatekeeper para todo o conteúdo disponível. De acordo com um estudo da BrightEdge, a busca orgânica é responsável por 53 de todo o tráfego da web, tornando-se o canal de marketing online mais poderoso e importante para a distribuição de seu conteúdo. O SEO faz com que seu conteúdo seja encontrado, independentemente de publicidade paga ou promoção nas mídias sociais, boletins informativos e outros canais.
Outra vantagem: com a otimização consistente do mecanismo de pesquisa, você pode alcançar clientes em todas as fases da jornada do cliente. Por exemplo, use guias de instruções, guias ou infográficos em sua página para segmentar pessoas que acabaram de aprender sobre um tópico e desejam saber mais sobre ele.
Você pode oferecer e-books, resenhas ou demonstrações de produtos para pessoas interessadas no Considere comprar um produto. Referências, amostras grátis e campanhas de desconto estão incluídas na fase de tomada de decisão.
Você pode encontrar clientes em potencial em todos os lugares. Mas o importante é que isso também importa para você! Abaixo estão as etapas que você deve seguir de uma perspectiva de SEO.
Como você faz SEO? 4 Passos para melhor ranking
Como fazer SEO? A otimização de mecanismos de pesquisa consiste em um grande número de processos individuais que só levam ao objetivo se forem reunidos de maneira sensata. Nesta seção, apresentaremos as quatro etapas de SEO mais importantes que você pode seguir para melhorar sua classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
1) Inventário: auditoria de SEO e pesquisa de palavras-chave
Antes de começar com a otimização de mecanismos de pesquisa, você deve lidar cuidadosamente com seu grupo-alvo. O Google prefere conteúdo de alta qualidade que corresponda à intenção de pesquisa dos usuários. Para entregar exatamente esse conteúdo, você precisa conhecer a intenção de pesquisa de seus clientes. Pergunte a si mesmo:
- Quais problemas estão afetando meu grupo-alvo?
- O que meus clientes esperam encontrar no Google?
A pesquisa de palavras-chave é então realizada. Pense em quais termos e perguntas os usuários podem digitar nos mecanismos de pesquisa sobre seu tópico. Se você inserir isso diretamente em vários mecanismos de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo, Yandex ou Ecosia, serão mostradas sugestões adicionais graças à função de preenchimento automático. A resposta A ferramenta Public SEO também pode fornecer inspiração.
Existem várias ferramentas de SEO para avaliar ideias de palavras-chave coletadas. Alguns deles também trazem muitas outras funções importantes de SEO, mas são comparativamente caros. Uma ferramenta de palavras-chave gratuita como o Ubersuggest é para iniciantes.
Digite as palavras-chave que você coletou e observe o volume de pesquisa e as pontuações de dificuldade de SEO. Este último indica o quão competitivo é um termo nos motores de busca. A palavra-chave perfeita tem as seguintes características: Possui alto volume de buscas, mas pouca concorrência.
Dicas de SEO para pesquisa de palavras-chave
Ao selecionar termos de pesquisa, preste atenção na chamada dificuldade paga (aproximadamente: grau de dificuldade ao colocar um anúncio). Se um número particularmente grande de anúncios for colocado durante um período de tempo, isso indica que você está se dirigindo a um cliente que está disposto a pagar.
Além de usar palavras-chave de cabeça única, use também palavras-chave de cauda longa de pelo menos quatro palavras ou mais. Os clientes que usam esses termos descritivos são mais propensos a converter.
Em seguida, verifique quais de suas páginas já foram rastreadas pelo Google e quais conteúdos ainda não foram rastreados. A análise do arquivo de log é particularmente adequada para isso.
Outra parte de uma auditoria de SEO completa é a análise de números-chave relevantes para SEO, como tempo de carregamento e verificação da estrutura da página, otimização para dispositivos móveis e links úteis ou links que não funcionam. Somente com esta verificação de SEO você saberá quais parafusos você precisa girar no futuro.
2) SEO On-page: Otimizando seu próprio site
SEO On-page significa todas as otimizações que você pode fazer diretamente em seu site. É melhor se concentrar primeiro no SEO técnico – porque se a base não estiver correta, todas as melhorias adicionais não poderão ter seu efeito total.
Verifique se o seu site já está criptografado com SSL. Você pode reconhecer isso pelo pequeno cadeado à esquerda na linha de endereço do seu navegador e pela URL que começa com https. As páginas cujos URLs começam com http transmitem dados não criptografados e, portanto, são consideradas inseguras. Se o seu site for um deles, é melhor atualizá-lo rapidamente, pois a falta de um s no URL o deixará cair significativamente nas classificações do Google.
Em seguida, prossiga para a Otimização para dispositivos móveis. Todo o conteúdo deve ser facilmente consumível em qualquer dispositivo final. Por exemplo, certifique-se de que a fonte na tela do seu smartphone não seja muito pequena, que as imagens não sejam cortadas desfavoravelmente e que todos os formulários, botões e links sejam clicáveis. Design responsivo é uma palavra-chave importante aqui.
O tempo de carregamento do seu site também é crucial para a otimização do mecanismo de pesquisa. Ninguém gosta de sites lentos – nem mesmo seus clientes. No Google PageSpeed Insights você pode analisar o tempo de carregamento de suas páginas e receber sugestões de melhoria com base nisso. Muitas vezes, ajuda a reduzir o tamanho do arquivo de fotos e gráficos.
O marketing de conteúdo é essencial no SEO de hoje. Forneça consistentemente conteúdo de qualidade que corresponda à intenção de pesquisa de seus clientes. Ofereça valor agregado, responda a todas as perguntas frequentes sobre seus tópicos e forneça dicas úteis.
Você tem que colocar palavras-chave relevantes com cuidado e propósito. Coloque sua palavra-chave principal no título e pelo menos uma legenda, bem como várias vezes no corpo do texto, na URL e nos metadados, como o título da página. Cada página deve ser otimizada para uma palavra-chave diferente para que você não concorra consigo mesmo nos resultados de pesquisa.
Seu conteúdo definitivamente deve ser único. Se você copiar sua concorrência, isso será contado como conteúdo duplicado e o algoritmo o penalizará de acordo. Conteúdo duplicado também é prejudicial em seu próprio site. Portanto, verifique regularmente se você não possui conteúdo duplicado e remova-o, se necessário.
A estrutura do seu site também é importante:
- Todo o conteúdo importante é acessível com apenas alguns cliques?
- O conteúdo faz sentido estar vinculado internamente?
Dicas de SEO para otimização On-Page
Quanto mais clara e lógica for sua página, mais fácil será para os rastreadores pesquisá-la e indexá-la no Google. Se necessário, você também pode ajudar os rastreadores e dizer a eles quais páginas eles podem visualizar e indexar e quais não podem (noindex) usando robots.
O Google também classifica seu conteúdo pela atualização. Portanto, garanta atualizações regulares e novos conteúdos para sinalizar aos mecanismos de pesquisa que sua página está atualizada e oferece valor relevante.
Antes de publicar um novo conteúdo, você deve otimizá-lo para os snippets do Google, pois eles geralmente decidem sobre os usuários. Clique no link do seu site nos resultados da pesquisa. O título deve descrever brevemente o tema. Você pode colocar um teaser e, se necessário, um call-to-action nesta descrição. Se o título e a descrição forem muito longos, eles serão truncados no snippet – portanto, mantenha-o o mais curto possível.
3) SEO fora da página: Link building and Co.
Você não pode influenciar todos os fatores de SEO diretamente. Alguns estão fora do seu site e, portanto, são resumidos sob o termo SEO fora da página. Isso inclui, em particular, construção de links, gerenciamento de reputação e vários fatores de mídia social.
Um dos pontos focais que Offpage-SEO trabalha são os chamados backlinks. Backlinks são links que apontam para seu site de outros sites. Eles são entendidos pelos buscadores como uma recomendação e, assim, mostram que seu conteúdo é de alta qualidade. Por outro lado, links de sites inferiores ou não relacionados também podem prejudicar seu ranking. Ao construir backlinks, é importante ter cuidado e estratégia.
Por exemplo, escrever um artigo de convidado para um blog relacionado é uma prática recomendada. Há uma caixa de autor no final do artigo a partir da qual você pode criar um link para seu site.
A chamada distribuição de conteúdo também pode trazer backlinks de alta qualidade. Dessa forma, você promove o conteúdo existente do seu site por meio de terceiros de alta qualidade. Esses textos geralmente são marcados Este artigo apareceu originalmente no site… e tem um link para você como autor. Quer saber mais sobre como trabalhar com SEO! Confira aqui https://www.seobh.org/category/blog/

Dicas de SEO para otimização fora da página
Marque os links pelos quais você paga ou publica em áreas públicas, como fóruns, com o atributo nofollow. Como resultado, os mecanismos de pesquisa entendem que esse link não é uma recomendação e o classificam de maneira diferente. Os links nofollow não têm impacto direto no seu ranking, mas fazem parte de um perfil de link natural.
O grande sucesso é quando o nome da sua empresa ou marca é mencionado na mídia ou em sites populares em um contexto positivo e você recebe um link. O gerenciamento de reputação e boas relações públicas são, portanto, parte de uma estratégia abrangente de SEO.
Outro ponto a ter em mente com SEO off-page: mídias sociais. Se os compartilhamentos e curtidas no Facebook, Twitter e companhia têm um efeito positivo na classificação do seu site é discutível – em qualquer caso, esses sinais são um indicador da qualidade do conteúdo e podem aumentar o tráfego em seu site e ajudar muito mais outros as empresas conhecerão seu conteúdo e, idealmente, definirão um backlink.
4) Medir o desempenho
Para tornar uma estratégia de SEO sustentável e adaptá-la aos novos desenvolvimentos, é importante avaliar regularmente os resultados das medidas anteriores. O cão entre as ferramentas de análise ainda é o Google Analytics, com o qual você pode determinar todas as estatísticas e números relevantes sobre o tráfego do seu site. Para abordar tais medidas de forma estruturada, recomendamos que você se oriente sobre os 6 Rs da otimização para mecanismos de busca:
1) Relevância
Quais termos de busca são relevantes para sua empresa? Você pode medir isso usando ferramentas de palavras-chave. Os principais KPIs são volume de pesquisa, valor competitivo e dificuldade paga.
2) Alcance
Quão visível é o seu site nos resultados de pesquisa em comparação com a concorrência? Nesse ponto, os KPIs são o número e o volume de termos de pesquisa para os quais seu domínio aparece nos mecanismos de pesquisa e as posições que você ocupa para essas palavras-chave.
3) Classificações
Onde você classifica com suas palavras-chave relevantes? Essa pergunta não é fácil de responder porque o Google leva em consideração o histórico de pesquisa dos usuários, bem como o idioma, a geografia e o contexto de tempo ao classificar.
Analise com que frequência você está no top 1, 3, 10 ou 100, sua parcela de pesquisas com e sem marca e sua classificação média para os principais termos.
4) Resposta (interações)
Quantas pessoas clicam na sua página nos resultados de busca orgânica? Não é bom se as pessoas virem sua página nos resultados de pesquisa, mas não responderem a ela. O índice relevante aqui é a taxa de cliques (CTR).
5) Resposta
Quais ações os visitantes realizam em seu site? Preste atenção especial aos valores dos indicadores taxa de churn, tempo de permanência, páginas por visita e taxa de conversão.
6) Resultados
E agora a questão do preço: a otimização de mecanismos de busca é o caminho para o sucesso econômico? Você pode verificar isso com base nas taxas de conversão e microconversões, como assinaturas de newsletters, avaliações enviadas ou listas de desejos criadas.
Bem, mostraremos passo a passo como obter cobertura completa de SEO em nosso guia prático.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca