Como a embreagem é um dos componentes mais importantes de um carro, ela é fabricada em diferentes tipos para atender a diferentes necessidades. Na lição anterior, a embreagem foi explicada como um dispositivo mecânico que engata e desengata a transmissão de força do eixo de transmissão para o eixo de transmissão. Mostramos também que ele tem dois eixos, um está conectado ao motor ou unidade de potência (o elemento de acionamento), enquanto o outro eixo fornece a potência de saída que faz o trabalho. Quer saber mais sobre ? Acesse https://rsembreagem.com.br/
Vários tipos de embreagem:
Abaixo estão os diferentes tipos de embreagem e como eles funcionam:
- Embreagem de fricção
- Embreagem hidráulica
- Embreagem centrífuga
- Embreagem semicentrífuga
- Embreagem de cone
- Embreagem de diafragma
Vamos mergulhar na explicação deles!
Embreagem de fricção:
A fricção e a embreagem são de dois tipos diferentes, a saber; Embreagem monodisco e embreagem multidisco.
Disco de embreagem simples:
A embreagem simples é a embreagem mais comum e amplamente utilizada em veículos leves modernos. Ajuda a transmitir torque/potência do motor para o eixo de entrada da transmissão. É apenas na placa, como o nome sugere. Esta placa é fixada nas ranhuras do disco de embreagem. A placa é um disco de metal fino contendo superfícies de atrito em ambos os lados.
Disco de embreagem múltipla:
Como o nome sugere, um disco de embreagem múltipla usa várias embreagens para fazer contato de atrito com o volante. Isso transmite a potência entre o eixo do motor e o eixo de transmissão do veículo. O número de superfícies de atrito determina a capacidade de transmissão de torque da embreagem. Este disco de embreagem é montado no eixo do motor e no eixo de transmissão. A embraiagem múltipla funciona da mesma forma que a embraiagem de disco único. É alcançado quando o pedal da embreagem é pressionado. A embreagem é usada em carros de corrida, veículos pesados e motocicletas para transmitir altos níveis de torque.
Existem dois tipos de embreagens múltiplas, secas e molhadas; A embreagem é chamada de embreagem úmida, que funciona em banho de óleo. Se funcionar sem óleo, é uma embreagem seca. As embreagens úmidas são comumente usadas em conjunto com ou como parte de uma transmissão automática.
Embreagem hidráulica:
O princípio de funcionamento da embreagem hidráulica é o mesmo da embreagem a vácuo. A principal diferença é que a embreagem hidráulica funciona com pressão de óleo enquanto a embreagem a vácuo funciona com vácuo. Os principais componentes deste sistema de embreagem incluem o acumulador, o controle da válvula, a bomba, o cilindro do pistão e um reservatório.
No princípio de funcionamento de uma embreagem hidráulica, o reservatório de óleo bombeia óleo para o acumulador de pressão com a ajuda de uma bomba. Esta bomba funciona em conjunto com o motor, e o acumulador é conectado ao cilindro através da válvula de controle. A válvula de controle é operada pelo interruptor montado na alavanca de câmbio. O pistão é conectado à embreagem através do mecanismo de conexão.
O interruptor abre a válvula de controle quando o piloto segura a alavanca de câmbio para mudar de marcha, permitindo que o óleo pressurizado alcance o cilindro. A pressão do óleo move o pistão para frente e para trás, fazendo com que a embreagem se desengate.
E quando o motorista solta a alavanca de câmbio, o interruptor está aberto, o que fecha a válvula de controle e aciona a embreagem.

Embreagem Centrífuga:
Os tipos de embreagem centrífuga usam força centrífuga para engatar a embreagem, ao contrário de outros que usam força de mola. A embreagem é engatada automaticamente dependendo da rotação do motor, eliminando a necessidade de um pedal de embreagem.
A vantagem desta embreagem é que o motorista pode facilmente parar o veículo em qualquer marcha sem desligar o motor. O veículo pode ser ligado em qualquer marcha simplesmente pressionando o pedal do acelerador.
A função da embreagem centrífuga é bastante diferente, pois consiste nos pesos A sendo girados em B. Os pesos voam devido à força centrífuga à medida que a velocidade do motor aumenta. A força centrífuga aplicada aciona os planos da manivela, que pressionam a placa C. O movimento da placa C empurra a mola E, que empurra a placa da embreagem D extremamente contra a mola G no volante. Isso engatou a embreagem.
A mola G ajuda a liberar a embreagem em baixas velocidades de cerca de 500 rpm e o H-stop limita o movimento dos pesos.
Embreagem Semicentrífuga:
A embreagem semicentrífuga também usa força centrífuga junto com uma força de mola que a auxilia na posição engatada. A embreagem é composta por alavancas, molas de embreagem, placa de pressão, lona de fricção, volante e disco de embreagem. As alavancas e molas estão dispostas uniformemente na placa de pressão. Esta mola foi projetada para transmitir torque em velocidade normal do motor, enquanto a força centrífuga ajuda a transmitir torque em velocidade mais alta do motor. Quer saber mais sobre como funciona uma embreagem e seus tipos! Confira aqui https://rsembreagem.com.br/a-rs-embreagem/
A embreagem semicentrífuga também funciona em rotações normais do motor, com transmissão de baixa potência as molas mantêm a embreagem engatada. Alavancas ponderadas não exercem pressão sobre a placa de pressão. E em altas rotações do motor, quando a transferência de potência é alta, os pesos voam, o que permite que as alavancas pressionem a placa. Isso mantém a embreagem firmemente engatada. As molas nesses tipos de embreagem consistem em molas menos rígidas, o que significa que o motorista não sofre nenhum estresse ao operar a embreagem.
Embreagem de cone:
Em uma embreagem de cone, as superfícies de atrito para transmissão de torque são afuniladas em duas superfícies. O eixo do motor consiste em um cone fêmea e um cone macho. O cone macho é montado no eixo da embreagem estriado que desliza sobre ele. Esta seção cônica tem uma superfície de atrito.
As superfícies de atrito do cone macho tocam o cone fêmea devido à força da mola quando a embreagem é engatada. No entanto, quando o pedal da embreagem é pressionado, o cone macho desliza na direção da força da mola, desengatando a embreagem.
Uma das grandes vantagens da embreagem cônica é que a força normal que atua na superfície de atrito é maior que a força axial. Algumas limitações também ocorrem com o acoplamento cônico, como: O cone macho tende a se prender ao cone fêmea, dificultando o desengate. Um pequeno desgaste afetará o movimento axial dos cones machos, dificultando o engate da embreagem.
Embreagem de diafragma:
A embreagem de diafragma contém um diafragma na mola cônica que cria pressão na placa de pressão para engatar a embreagem. O uso da mola é uma mola de coroa ou dedo que é fixada na placa de pressão.
Com o tipo de embreagem, a potência do motor é transmitida do virabrequim para o volante, que contém um revestimento de fricção. A placa de pressão está localizada atrás do disco da embreagem, pois exerce pressão sobre ele.
Na operação da embreagem do diafragma, o diafragma é uma forma cônica da mola que permite que o rolamento externo se mova em direção ao volante quando pressionado. O volante que pressiona a mola do disco empurra a placa de pressão. Isso permite que a pressão na placa seja limitada e a embreagem seja desengatada. E quando o pedal da embreagem é liberado, a placa de pressão e a mola do diafragma retornam à sua posição normal e a embreagem engata.
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