4 tipos de êmbolos de drenagem e como escolher um

Um ralo entupido é um dos problemas de encanamento mais comuns que um proprietário pode enfrentar. É também um dos reparos DIY mais fáceis. Na maioria dos casos, esses entupimentos ocorrem porque o cabelo e a espuma de sabão bloqueiam o sifão – a seção curva do cano que fica diretamente abaixo da abertura do dreno. Esses entupimentos geralmente são facilmente removidos usando um êmbolo de drenagem comum.

O primeiro passo é certificar-se de que você tem o tipo certo de êmbolo. Um êmbolo de dreno de estilo copo padrão é um tipo projetado para limpar entupimentos de pia, banheira e chuveiro. Este êmbolo tem uma cúpula rasa em forma de sino com uma borda de fundo plana que sela à bacia ao redor do orifício de drenagem. Um tipo diferente de ferramenta, o desentupidor de vaso sanitário ou armário, tem uma cúpula alta e uma flange que se estende da borda inferior da cúpula para vedar dentro da abertura de drenagem no fundo do vaso sanitário. Você pode usar um desentupidor de vaso sanitário em uma pia apenas se enfiar o flange na cúpula; caso contrário, ele não selará à pia da pia. Quer saber mais sobre ? Acesse https://24hdesentupidora.com.br/

O que é um êmbolo de drenagem?

Um êmbolo de drenagem padrão é uma ferramenta manual clássica de encanamento que desaloja os entupimentos de drenagem usando pressão hidráulica simples criada quando o copo de borracha da ferramenta é vedado contra uma abertura de drenagem e a alça é empurrada para cima e para baixo rapidamente. Este desentupidor tipo copo funcionará em todos os ralos de pia, banheira e chuveiro, mas não é uma boa escolha para banheiros, onde uma ferramenta especial, conhecida como desentupidor de vaso sanitário ou desentupidor de armário, é a opção preferida.

Dreno êmbolo vs Dreno Cobra

A outra ferramenta manual comum para limpar os entupimentos do dreno na cobra do dreno, também conhecida como trado de drenagem. É mais adequado para entupimentos que se alojam mais profundamente no sistema de drenagem, como nos drenos de ramais que se estendem além dos sifões. Os DIYers são bem aconselhados a possuir ambas as ferramentas, mas sempre tente um desentupidor primeiro, pois ele limpará os entupimentos mais comuns. Se o êmbolo não funcionar, o próximo passo é tentar uma cobra de drenagem.

Considerações de segurança

Usar um desentupidor de drenagem não é um projeto inerentemente perigoso, mas existe a chance de que a água suja e infestada de bactérias possa respingar na sua pele ou no seu rosto. Assim, é sempre uma boa ideia usar proteção para os olhos e luvas ao mergulhar um dreno.

1. Como usar um êmbolo de drenagem

Mergulhar um dreno usa as forças de sucção hidráulica e compressão. Quando você puxa um êmbolo, ele puxa a água do ralo para cima, iniciando o processo de afrouxar o entupimento. Quando você empurra o êmbolo, a água é forçada para baixo, movendo o entupimento na outra direção. Depois de alguns movimentos para cima e para baixo, esse efeito push-pull afrouxa e quebra o entupimento para que a água no ralo possa carregá-lo pelo sistema de drenagem (e fora de sua vida). Mantenha as duas forças em mente ao mergulhar seu dreno.

Examine o bujão de drenagem

Se a  pia do banheiro ou banheira está entupida, limpá-la pode ser tão simples quanto puxar a tampa e limpá-la. Cabelo, sabão e outros detritos tendem a se acumular na haste abaixo do bujão da rolha, bem como na haste que move a rolha para cima e para baixo (a haste se estende para dentro e através do meio do tubo de drenagem pela parte traseira). Use um alicate de bico fino ou um cabide de metal dobrado em um gancho para pegar o cabelo dessas partes. Se isso não limpar o dreno, você precisará passar para o mergulho.

2.Bloquear a abertura de estouro

Em pias de banheiro ou banheiras, você deve selar o cano de drenagem antes de mergulhar. Use um pano úmido para bloquear a abertura de transbordamento, localizada próximo ao topo da borda da pia ou na parede frontal da banheira. Em pias, a abertura de transbordamento pode estar perto da parte de trás da pia ou na frente, muitas vezes escondida sob a borda. Algumas pias podem ter duas aberturas de transbordamento. O bloqueio da abertura de transbordamento vedará o dreno para que o êmbolo possa criar a sucção e a compressão necessárias; sem ele, o mergulho terá muito pouco efeito. Em pias de cozinha com cuba dupla, bloqueie a abertura de drenagem em uma pia antes de mergulhar a outra pia.

Em banheiras, vedar o transbordamento pode exigir que você remova a tampa do tubo de transbordamento para selar a abertura com um pano. Os ralos do chuveiro geralmente são completamente fechados, sem abertura de transbordamento para vedação. Para mais informações sobre êmbolo de drenagem, acesse https://24hdesentupidora.com.br/blog/

3. Posicione o êmbolo

Coloque o copo do êmbolo sobre a abertura de drenagem de forma que cubra totalmente a abertura. Coloque uma pequena quantidade de água na pia – o suficiente para cobrir o copo do desentupidor.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

4. Bombeie a alça

Empurre o êmbolo em um movimento uniforme para cima e para baixo. A força de sucção do movimento ascendente é tão importante quanto a do movimento descendente. Mantenha a vedação entre o copo do êmbolo de borracha e a superfície da pia durante toda esta ação. Você pode realmente sentir o momento em que o entupimento se solta, pois a alça do êmbolo pode ficar mais fácil de bombear de repente.

5. Verifique a drenagem

Puxe o êmbolo para fora da abertura de drenagem após cerca de seis bombeamentos do êmbolo e veja se a água é drenada. Se isso acontecer, você afrouxou com sucesso o entupimento. Se não, então repita o processo.

Se o ralo não estiver limpo após várias tentativas de mergulho, o próximo passo é enrolar o ralo, um processo que exigirá que você desmonte o sifão. Mas, na maioria dos casos, você terá limpado o ralo entupido sem nem mesmo sujar as mãos.

6. Lavar o dreno

Uma vez que o entupimento é liberado, deixe correr água quente por vários minutos para liberar quaisquer detritos pelo ralo. Isso pode dissolver a espuma de sabão e ajudar a evitar a formação de novos entupimentos.

Mantendo um êmbolo de drenagem limpo

Manter um êmbolo de drenagem é uma simples questão de enxaguá-lo após o uso e secá-lo antes de guardá-lo. Nunca esfregue vaselina ou outra graxa de petróleo em um êmbolo de borracha ou neoprene. Você pode, no entanto, limpá-lo com um lubrificante à base de silicone para proteger a borracha ou neoprene.

Quando substituir seu êmbolo de drenagem

Com o tempo, o copo de borracha ou neoprene em seu êmbolo de drenagem pode envelhecer e rachar, o que impedirá que ele faça uma vedação firme contra a bacia ao redor do ralo. Neste ponto, é hora de substituir esta ferramenta barata.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Drenagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.