Os sistemas de ar condicionado em veículos que operam nos climas mais frios do norte precisam ser executados semanalmente durante os meses sem ar condicionado por cerca de dez minutos. Isso fará circular o óleo no sistema, mantendo as vedações lubrificadas e evitando que sequem (o que faria com que o Freon vaze.) A execução periódica do ar condicionado também secará as câmaras de ar e reduzirá as chances de fungos e mofo. crescendo neles, causando odores indesejáveis (ou piores).
Além do funcionamento essencialmente periódico do sistema, você deve inspecionar seu ar condicionado para evitar problemas. Isso é algo que quase qualquer um pode fazer. Começamos nossa inspeção sob o capô inspecionando o condensador do A/C localizado na frente do radiador. O condensador é onde o Freon é transformado de gás de volta em líquido (condensa). O condensador precisa estar livre de qualquer coisa que restrinja o fluxo de ar através dele, como uma tela de bug bloqueada. Se o condensador estiver restrito, a eficiência do ar condicionado será reduzida. O condensador pode ser facilmente limpo com uma mangueira de jardim com bico de alta pressão. Quer saber mais sobre o ar condicionado do seu carro, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/
Verificando O Ventilador Do Motor E A Correia Do Ventilador
O próximo item da nossa lista é verificar a ventoinha do motor que pode ser mecânica ou elétrica. Se você tiver um ventilador elétrico montado no radiador, ele deve estar sempre funcionando quando o ar condicionado estiver na posição ligada. Se o ventilador não estiver funcionando, pode resultar em pressões excessivamente altas no sistema que podem romper as mangueiras do sistema, causando a perda de Freon e do óleo no sistema. Alguns sistemas possuem dois ventiladores elétricos, mas apenas um deles precisa estar funcionando quando o sistema de ar condicionado está ligado. Se você estiver dirigindo seu veículo e o ar proveniente dos dutos de ar estiver frio, mas aumentar consideravelmente quando o motor estiver em marcha lenta, isso é uma boa indicação de que o ventilador de resfriamento está inoperante.
Se, em vez disso, você tiver um ventilador mecânico de embreagem que tenha um termostato no centro, eles devem apertar e girar mais rápido quando o ar passar pelo condensador e o radiador aquecer. Há um teste rápido que você pode realizar para verificar a condição da embreagem do ventilador. Com o motor frio e desligado, alcance e gire manualmente o ventilador. O ventilador deve girar livremente – exatamente o que deve fazer. Quando o motor está quente, você deve sentir uma resistência ou um arrasto ao girá-lo. Se estiver solto e girar livremente quando o motor estiver quente, é provável que você tenha uma embreagem de ventilador defeituosa. Como dito no último parágrafo, se o ar que sai dos dutos de ar estiver frio durante a condução, mas aquece consideravelmente quando o veículo está em marcha lenta, este é um bom indicador de que você tem um ventilador de embreagem com defeito.
A verificação da correia do ventilador é a próxima e é feita visualmente. Inspecione a parte inferior da correia quanto a rachaduras. Se forem encontradas rachaduras, a correia deve ser substituída. Em veículos mais antigos é necessário um medidor de tensão da correia ao substituir a correia para evitar que a pressão excessiva seja aliada aos componentes acionados pela correia. Isso pode causar falha prematura desses itens acionados, mas não é um problema com veículos mais novos que possuem um tensor de correia com mola que aplica a quantidade correta de tensão à correia.
Verificação Da Operação
Neste ponto, vamos verificar o funcionamento do sistema de ar condicionado. Ligue o motor e coloque o controle de temperatura na posição mais fria e o interruptor de velocidade do ventilador na posição mais alta. A frente do compressor do ar condicionado possui uma embreagem que aciona para girar os componentes internos. Se você olhar visualmente para o compressor, verá a embreagem e a polia de acionamento girando juntas. A embreagem liga e desliga aproximadamente a cada 20 a 30 segundos, o que é normal. Se a embreagem liga e desliga rapidamente a cada poucos segundos, este é um bom indicador de que o sistema está com pouco Freon.
Para Que Você Precisa De Um Profissional
Os sistemas de ar condicionado podem perder de 10% a 15% do Freon em um ano. Este é o lugar onde você vai querer usar os serviços de um profissional treinado. Todo sistema de ar condicionado tem uma quantidade exata de Freon que deve estar no sistema. Normalmente, há uma etiqueta na parte superior da carcaça do radiador, na parte inferior do capô ou na câmara que contém o evaporador do sistema. Esta etiqueta lista o tipo e a quantidade de Freon em libras e onças que precisa estar no sistema para uma operação eficiente e adequada. Muitas vezes, você pode ver uma área de vazamento porque, à medida que o Freon vaza, ele também traz óleo. Se você vir resíduos oleosos ou pretos nas conexões ou mangueiras – isso é uma boa indicação de vazamento. O uso de um corante de detecção de vazamentos ou um detector eletrônico de vazamentos são outras maneiras de encontrar vazamentos.
Se um sistema está com pouco Freon, é uma má ideia apenas adicioná-lo. Não há como saber quanto Freon está em um sistema e, se você adicionar muito, corre o risco de danificar o compressor ou causar pressão extremamente alta, o que pode causar a ruptura das mangueiras. A maneira correta de recarregar um sistema de ar condicionado é evacuar tudo e começar do zero, colocando a quantidade exata listada na etiqueta mencionada anteriormente. Um conjunto de medidores de ar condicionado são necessários para realizar um procedimento de recarga e uma bomba de vácuo também será necessária para esta operação. A aplicação de mais de 17 polegadas de vácuo a um sistema fará com que a umidade seja fervida porque a água ferve a 17 polegadas de vácuo ao nível do mar. A bomba de vácuo deve ser deixada ligada por 20 a 30 minutos para garantir que toda a umidade tenha sido removida. Um dos medidores é um medidor de baixa pressão que tem um lado de vácuo para que você saiba quanto vácuo está sendo aplicado. Após 20 a 30 minutos de evacuação do sistema, ambos os medidores são desligados para que o técnico possa observar o lado do vácuo do medidor de baixa pressão. Eles devem esperar cerca de cinco minutos para ver se há alguma perda de vácuo. A regra geral é que, se o sistema mantiver vácuo, ele conterá Freon.
Kits De Recarga DIY?
Cuidado com os kits de recarga de faça você mesmo que podem ser comprados na maioria das lojas de peças. Você deve se lembrar que pode haver outros motivos além da perda de Freon fazendo com que um ar condicionado fique inoperante. O que aconteceria se algo além do baixo Freon fosse a causa dos problemas do sistema? Se o Freon for adicionado a um sistema já cheio, pode causar a destruição do compressor devido à entrada de Freon líquido nele, ou as próprias mangueiras do sistema podem estourar. Nada disso é bom. Para mais informações sobre a manutenção do seu carro e também muitas curiosidades sobre ele, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/manutencao-de-ar-automotivo-em-bh

Muito cuidado deve ser tomado ao trabalhar em um sistema de ar condicionado. Óculos de segurança devem ser usados em todos os momentos, porque se uma linha estourar e o Freon atingir seus olhos, ele os congelará instantaneamente e poderá causar cegueira. Os kits de carga de óleo também são vendidos nas lojas de peças e devem ser utilizados apenas por profissional capacitado. Se houver muito óleo no sistema, isso reduzirá a eficiência da unidade. O óleo geralmente não é necessário, a menos que os componentes do sistema sejam substituídos.
A Água Pingando É Um Sinal?
Quando um sistema de ar condicionado estiver funcionando, você verá água pingando sob o veículo. Esta é a condensação que sai do evaporador que foi removida do habitáculo e é perfeitamente normal. Se você encontrar água escorrendo no piso do lado do passageiro e não sob o veículo, isso é uma indicação de que os drenos de condensação podem estar entupidos. Com o tempo, fungos e mofo podem crescer onde a água está e podem obstruir a porta de drenagem ou a mangueira para o lado de fora. Na maioria dos casos, isso precisará ser limpo na parte inferior do veículo.
Por último, a pergunta mais comum que recebo é “por que demora um pouco para o ar esfriar?” Se tivermos um sistema de ar condicionado funcionando corretamente, existem algumas razões para isso, começando com o calor do painel de estar ao sol. Levará alguns minutos para o painel esfriar. Além disso, um sistema é mais eficiente quando a umidade é removida do veículo. Isso também leva alguns minutos para que isso aconteça e você pode vê-lo pingando na parte inferior do veículo. E, finalmente, a maioria dos veículos mais novos possui um filtro de ar de cabine que, quando restrito, reduzirá a quantidade de ar que sai do painel. Este filtro deve ser trocado algumas vezes por ano.
É aconselhável inspecionar e fazer a manutenção do seu sistema de ar condicionado antes de chegar ao calor do verão, quando as lojas que fazem manutenção de condicionadores de ar estão com backup. Além disso, as pessoas tendem a gastar mais dinheiro do que o necessário quando estão superaquecidas. Cuidado com as lojas que dizem que o Freon se desgasta e precisa ser substituído por esse motivo, porque não. Além disso, muitas lojas de lubrificação rápida empurram a recarga do seu ar condicionado porque é uma venda fácil e lucrativa. As chances são de que eles estão apenas adicionando Freon e não fazendo um procedimento de recarga adequado, conforme descrito neste artigo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar