Por que sua geladeira não está refrigerando e como consertá-la

As geladeiras são um item básico de todas as cozinhas e requerem manutenção regular, mas os problemas surgem de tempos em tempos. Ninguém gosta de um cenário em que a geladeira não está resfriando o conteúdo o suficiente – isso significa que os mantimentos estragam, o gelo derrete e a cerveja está quente no final do dia.

Depois de ler isso, você provavelmente está se perguntando por onde começar. Você precisa solucionar o problema de sua geladeira para determinar qual componente está causando o problema. Dependendo de qual peça está com defeito, você pode repará-la você mesmo. Observe, no entanto, que na maioria dos casos o problema requer mãos mais experientes. Quer saber mais sobre? Acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/

Se você acabou de descobrir que sua geladeira não está esfriando, ainda há algo que você pode fazer a respeito. E isso significa desligar sua geladeira, inspecioná-la e tentar determinar a origem do problema, juntamente com algumas correções simples. Continue lendo para aprender sobre os motivos mais comuns pelos quais sua geladeira pode estar lutando para manter sua comida fria e quais são as soluções.

Ferramentas de reparo de geladeira necessárias

Na maioria dos casos de uma geladeira quebrada que não está resfriando seu conteúdo adequadamente, os reparos que você pode tentar não exigem ferramentas especiais. Ocasionalmente, o problema pode ser facilmente corrigido imediatamente. Ainda assim, você definitivamente precisa de ajuda, especialmente quando se trata de substituir peças ou trabalhar na fiação. Este último só pode ser realizado legalmente por um especialista reconhecido.

Como consertar uma geladeira que não gela

O motivo pelo qual sua geladeira não está refrigerando pode ser uma falha em um dos vários componentes. Portanto, tente verificar de onde o problema se origina.

A primeira razão pela qual sua geladeira não resfria (mas a luz pode estar acesa) é…

O termostato está quebrado ou com a configuração errada O termostato de

sua geladeira é o componente que informa ao compressor quando ligá-lo. Quando você coloca sua comida ou bebida dentro, às vezes você pode alterar involuntariamente a configuração do termostato.

Neste caso, tudo o que você precisa fazer é redefinir a configuração do termostato para o valor anterior. A temperatura ideal do refrigerador está entre 1°C e 4°C.

No entanto, no caso de um termostato defeituoso, a substituição deve ser realizada por um técnico de reparo do aparelho. No entanto, pode adquirir um termóstato novo compatível com o seu frigorífico em revendedores especializados. Verifique o modelo exato e entre em contato com um especialista na loja. É claro que você pode deixar isso para o técnico se quiser ter 100 certezas de que ele se encaixa.

Ventilador do evaporador do refrigerador está com defeito

Se o seu refrigerador não está resfriando, mas o seu freezer está funcionando corretamente, o problema provavelmente está no ventilador do evaporador. Todo refrigerador possui um sistema de evaporador composto por serpentinas de resfriamento que extraem calor da unidade e um ventilador que resfria essas serpentinas.

Se o ventilador falhar, as bobinas não serão resfriadas adequadamente e definitivamente apresentarão um problema. O freezer ainda poderia estar frio, mas a geladeira estaria quente. Ventiladores defeituosos geralmente fazem barulhos estranhos que ficam mais altos quando você abre a porta do freezer.

Normalmente, os ventiladores do evaporador estão localizados na parede traseira dentro do freezer ou dentro do próprio refrigerador. Como você não pode acessar o ventilador diretamente para inspeção, recomendamos que você deixe isso para um profissional. Este último pode limpar ou substituir diretamente um ventilador defeituoso.

O fluxo de ar das aberturas está bloqueado

É importante garantir que seu refrigerador esteja posicionado corretamente e que todas as aberturas internas e externas permaneçam abertas. A circulação de ar suave mantém a temperatura interna constante. Às vezes, colocamos alimentos ou outros itens muito próximos às aberturas, bloqueando o fluxo.

Verifique e limpe todas as aberturas dentro e fora da geladeira. Limpe-os regularmente. Use o acessório de mão em um aspirador de pó externo. Eles são frequentemente bloqueados por poeira e sujeira, que também podem afetar a temperatura interna ou a eficiência do compressor e outros componentes.

As vedações da porta da geladeira estão gastas

Com o tempo, as vedações podem se desgastar ou ficar sujas, fazendo com que a porta não feche mais corretamente. Isso pode afetar diretamente a temperatura dentro do refrigerador e fazer o compressor funcionar por mais tempo. Mesmo que o desempenho de refrigeração do dispositivo seja afetado, uma vedação ruim pode aumentar sua conta de eletricidade.

Portanto, se você achar que sua geladeira não está resfriando o suficiente e o compressor está funcionando por mais tempo do que o normal, é uma boa ideia verificar e limpar as vedações das portas da geladeira. Quer saber mais sobre fazer geladeira não está refrigerando e mais sobre assistência técnica ? Acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/blog-2/

Limpe o rejunte e onde ele toca a geladeira com água e sabão. No entanto, se você ainda tiver dúvidas sobre a eficácia das juntas, talvez seja hora de substituí-las.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Compressor do refrigerador não funciona

Se você verificou o termostato e o ventilador do evaporador e nenhum deles é a causa do problema, o próximo passo lógico é verificar o compressor. O compressor de uma geladeira é o principal componente do dispositivo.

Aumenta a pressão nas partes quentes do circuito para vaporizar o refrigerante líquido. Quando isso acontece, o vapor quente é forçado a entrar nas serpentinas de resfriamento e retorna ao estado líquido.

Existe uma maneira fácil de verificar a capacidade de trabalho dos compressores. Basta deixar a porta da geladeira aberta e ouvir. O compressor deve ligar depois que um pouco de ar quente entrar na geladeira. Não funciona corretamente se o compressor do refrigerador estiver funcionando, mas não estiver esfriando ou fazendo barulhos mais altos do que o normal.

Se o compressor não ligar totalmente, é hora de reparar e substituir. Em ambos os casos, não é tão fácil reparar ou substituir um compressor de geladeira com defeito, então é melhor deixar esse trabalho para um técnico profissional de geladeira.

O frigorífico não descongela

O sistema de descongelação do seu frigorífico tem uma finalidade simples – derrete qualquer esmalte que se possa formar nas serpentinas de arrefecimento.

Se o processo de descongelamento for interrompido, o fluxo de ar do refrigerador se deteriorará com o tempo e fará com que o refrigerador não resfrie bem. Esse tipo de problema é o oposto de um vazamento de água na geladeira. Existem três razões principais pelas quais sua geladeira pode não estar descongelando:

  • Temporizador de degelo com defeito – Controla o ciclo de degelo. Se este componente quebrar, seu refrigerador não alternará entre os modos de resfriamento e descongelamento.
  • Aquecedor de descongelamento ruim – derrete o gelo das serpentinas de resfriamento. Se este componente não estiver funcionando como projetado, as serpentinas de resfriamento não poderão fazer seu trabalho devido ao acúmulo de gelo, o que afetará negativamente o fluxo de ar em seu refrigerador.
  • Termostato de degelo com defeito – Verifica a temperatura das serpentinas de resfriamento. Se este componente parar de funcionar, seu refrigerador não reconhecerá quando precisa descongelar, resultando em acúmulo excessivo de gelo nas serpentinas de resfriamento.

Substituir um temporizador de descongelamento, aquecedor ou termostato é um pouco complicado e perigoso se você tentar por conta própria, e fizemos isso para aconselhá-lo novamente a procurar a ajuda de um especialista.

Controlador de temperatura do refrigerador com defeito

O controlador de temperatura é o cérebro do seu refrigerador – ele controla todos os processos no circuito de refrigeração, desde o resfriamento até o degelo. A placa de controle recebe entradas de um resistor termicamente dependente chamado termistor. O principal problema em encontrar uma falha em qualquer um desses dois componentes é que é difícil determinar qual é a falha.

Além disso, realizar diagnósticos neles requer eletrônica sofisticada e habilidades específicas em reparos elétricos. Se você verificou tudo até agora e nada parece incomum, a placa de controle de temperatura ou um de seus termistores está com defeito. Neste caso, um eletricista qualificado pode realizar a solução de problemas e os reparos necessários.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frigor%C3%ADfico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *