A pintura da casa é muitas vezes uma etapa importante do processo de mudança. Se sua casa ou propriedade de aluguel precisar de uma nova camada (ou duas) de tinta, você terá que decidir como deseja proceder. Você contrata um pintor profissional ou quebra a escada e compra a pintura externa da casa? Dependendo da escala do projeto, seu prazo e se é um trabalho de pintura externa ou interna, a resposta pode ser diferente. Leia nossas dicas e truques de pintura de casas para ver qual é a melhor escolha para você. Quer saber mais sobre pintura, acesse https://pinturaecia.com.br/
Opções de pintura de casa: Contratação de ajuda x DIY
Ao decidir se deve contratar ajuda ou assumir um trabalho de pintura de casa, há alguns fatores a serem considerados. Dependendo do seu nível de ambição, certas circunstâncias podem levá-lo a deixar a pintura da casa para os profissionais. Pense nas suas necessidades de pintura e veja como as seguintes situações se aplicam a você.
-
Escala
A escala tem um dos maiores impactos na decisão de contratar ajuda de pintura ou resolver o problema com suas próprias mãos. Se você quiser pintar sua casa, considere se essa é ou não uma tarefa realista para você mesmo. Por exemplo, sua casa é de vários andares ou é uma casa geminada? Você quer apenas pintar a cozinha ou todo o exterior? Depois de levar em consideração o tempo necessário para fazer o trabalho de preparação e aplicar várias demãos de tinta, um trabalho de pintura DIY pode ficar complicado. Se o trabalho de pintura da casa for extenso, você pode deixá-lo para profissionais.
-
Estado atual da pintura
Pintar uma casa nova com superfícies lisas reduz drasticamente o trabalho de preparação. Por outro lado, se você estiver pintando uma casa antiga com paredes ou revestimentos descascados, levará muito mais tempo. Ao decidir se deve contratar profissionais de pintura de casas ou fazer você mesmo, leve em consideração o estado atual da pintura. Se você não está pronto para o desafio de raspar e lixar por horas, você deve contratar ajuda para obter os melhores resultados.
-
Interior vs. exterior
Escusado será dizer que um trabalho de pintura exterior tende a ser mais complicado. Dentro de casa, você não precisa lidar com os elementos. Ao pintar o exterior de uma casa, no entanto, você deve pensar em lugares difíceis de alcançar e na imprevisibilidade do clima. Se você deseja apenas repintar sua porta da frente, confiamos que você poderá fazê-lo sozinho. Ao contrário, uma reforma externa completa requer ajuda profissional.
Embora não queiramos duvidar de suas habilidades de pintura, um trabalho de pintura complicado terá muito mais sucesso se for realizado por pintores profissionais. Ainda assim, existem muitos empreendimentos de pintura que você pode fazer sozinho com o conhecimento de fundo adequado.
Opção 1: Contratar Pintores Profissionais
Pintura de casa: contratação de ajuda
Se você determinou que não tem tempo ou experiência para pintar sua casa sozinho, é hora de contratar ajuda. Veja como proceder na contratação de pintores profissionais:
-
Obtenha um orçamento de pintura/pedido de referências
Antes de contratar um pintor, você deve obter uma estimativa detalhada deles. Isso deve incluir custos de mão de obra, materiais, pintura e o prazo do projeto. Cobrir os detalhes antecipadamente impedirá que surjam problemas mais tarde. Pergunte ao pintor se eles cobram pelo tempo de viagem, se a estimativa inclui lavagem sob pressão e calafetagem e quaisquer outras perguntas que você possa ter.
-
Confirme as credenciais do seu pintor
Ao procurar alguém para fazer a pintura da sua casa para você, certifique-se de que eles tenham todas as autorizações e licenças exigidas pelo seu estado . Você também deve perguntar sobre o seguro de um pintor. Se algum trabalhador se machucar ou sua propriedade pessoal for danificada, você deve certificar-se de que o seguro do seu pintor cobre esses incidentes.
-
Entenda o que é exigido de você
Mesmo se você contratar um profissional, pode ser necessário desempenhar um pequeno papel no processo de pintura da sua casa. Isso pode ser qualquer coisa, desde mover seus móveis para o centro da sala até remover placas de interruptores e tampas de tomadas. Pergunte ao seu pintor quanto trabalho de preparação é esperado de você antes de contratar. A quantidade de trabalho que você está disposto a fazer pode ajudá-lo a encontrar o pintor certo para o trabalho.
- Faça um plano
de pagamento
Em geral, você deve evitar qualquer pintor que o faça pagar antecipadamente. Embora os pintores possam solicitar um adiantamento de 20% a 30% do custo total de um trabalho , você normalmente não deve pagar novamente até que o trabalho seja concluído. Todos os termos do pagamento devem ser escritos em um contrato, detalhando o custo exato com base em materiais e mão de obra.
Opção 2: Pintura DIY
Guia de compra de tintas faça você mesmo
A pintura da casa não é tarefa fácil. Embora você possa ficar tentado a comprar o tipo de tinta mais barato que encontrar, lembre-se de que deseja que a tinta tenha uma boa aparência e dure muito tempo. Se você não escolheu uma paleta de cores, existem vários aplicativos de design de apartamentos para inspirar. Depois de decidir o esquema de cores, você terá que escolher o tipo de tinta que deseja.
-
Tinta látex
A tinta látex refere-se à tinta à base de água, a tinta mais popular e ecológica. Como as tintas látex proporcionam uma ótima retenção de cor , elas são ideais para paredes externas que enfrentam muitas intempéries. As tintas látex também são uma boa opção para paredes internas sujeitas a muita umidade, como banheiros e lavanderias. Além disso, as tintas látex secam mais rápido do que as alternativas à base de óleo e produzem menos odores.
-
Tinta à base de óleo
Contendo óleos naturais ou um alquilado sintético, as tintas à base de óleo são mais duráveis do que as tintas látex . Tintas à base de óleo devem ser usadas em superfícies onde você deseja que o acabamento dure por muito tempo. Embora esse tipo de tinta tenha um odor mais forte e demore mais para secar, sua durabilidade é incomparável. A força das tintas à base de óleo as torna uma ótima opção para molduras e guarnições.
-
Estimando as necessidades de pintura
A pintura pode ser cara. Comprar muita tinta é particularmente frustrante, pois as lojas de tintas não reembolsam um galão de tinta já tingida. É por isso que é recomendável comprar primeiro cerca de 80% da tinta estimada que você precisa e depois comprar o restante quando estiver quase terminando. Fatores como metragem quadrada, tipo de superfície e qualidade da tinta influenciam na quantidade de tinta necessária. As lojas de tintas devem ajudá-lo a determinar a quantidade de tinta necessária para um trabalho específico. Se você não tiver certeza de quanta tinta comprar, peça conselhos a um vendedor. O Blog Pintura e Cia detalha outras coisas, veja a seguir https://pinturaecia.com.br/servicos-2/
-
Brilho da pintura
De acabamentos foscos a brilhantes, a tinta vem em vários brilhos diferentes. O brilho de uma tinta depende de sua mistura de pigmento, resina e ingredientes adicionais . Se você estiver com dificuldades para decidir qual acabamento deseja, observe que os acabamentos mais brilhantes tendem a ser mais duráveis e laváveis. A tinta plana, por outro lado, é melhor para esconder as imperfeições da superfície. Os brilhos de pérola e casca de ovo ficam em algum lugar no meio, pois são mais laváveis do que a tinta plana e ocultam parcialmente as irregularidades.
Pintura de casa externa faça você mesmo
Uma nova camada de tinta transformará imediatamente o exterior da sua casa. Para obter melhores resultados, leve em consideração as dicas a seguir, tendo em mente que um trabalho de pintura em grande escala e vários andares deve ser deixado para os profissionais. Se você decidir fazer um trabalho de pintura DIY, veja como começar.

-
Planeje sua pintura
Como você pode imaginar, existem boas e más épocas do ano para pintar o exterior de uma casa. Qualquer especialista concordará que o clima inclemente ou extremo não é ideal para a pintura de casas. Isso inclui vento, chuva e calor intenso, apenas para citar algumas condições. A melhor época do ano para pintar sua casa é quando as temperaturas estão entre 40 ° e 90 ° F – se você estiver usando tinta à base de óleo. Se a pintura externa da sua casa for látex, as temperaturas devem estar entre 50° e 85° F. Para melhores resultados de secagem, a umidade relativa deve estar entre 40% e 70%.
-
Remova a tinta solta/descascada
Antes de levar um raspador de tinta para o lado de sua casa, faça uma lavagem rápida, mas não muito forte, na parte externa de sua casa. Isso removerá qualquer sujeira solta ou tinta descascada. Depois que o exterior estiver limpo, use um raspador de tinta, espátula ou escova de aço para remover qualquer tinta solta ou descascada adicional .
-
Remova ou substitua qualquer madeira podre
Pintar sobre madeira podre é uma receita para o desastre, que pode prolongar ou piorar o apodrecimento. Em vez disso, você deve substituir ou reparar imediatamente quaisquer placas podres que encontrar. Isso ajudará a garantir que sua pintura dure o maior tempo possível.
-
Areia
Usar uma lixadeira para remoção de tinta é uma maneira eficiente de acelerar o processo de remoção de tinta. Determine o tipo certo de lixadeira para o trabalho e certifique-se de aplicar as medidas de segurança adequadas.