Garantias Automáticas e Contratos de Serviço

Se você estiver comprando um carro novo ou usado, o vendedor pode tentar vender um contrato de serviço automotivo para ajudar a proteger contra reparos inesperados ou caros. Embora um contrato de serviço possa parecer uma boa ideia, ele pode duplicar a cobertura que você tem por meio da garantia do fabricante. Aprenda a diferença entre uma garantia e um contrato de serviço, o que é coberto e como evitar fraudes. quer saber mais sobre ? Acesse https://bhprotecaoveicular.com.br/

Esteja ciente dos complementos

Os contratos de serviço automotivo e as chamadas garantias estendidas são “complementos” comuns, produtos e serviços opcionais oferecidos pelo revendedor em relação à compra de um carro novo ou usado. Muitas vezes, complementos como garantias estendidas e contratos de serviço podem custar milhares de dólares e são mencionados apenas no final de um dia já difícil e demorado na concessionária. Outras vezes, os revendedores podem tentar incluir esses e outros complementos em seu negócio sem nunca discuti-los com você e sem seu conhecimento ou aprovação. Portanto, você quer ter certeza de fazer perguntas, obter respostas por escrito, saber pelo que está pagando e o que receberá.

Como as garantias de automóveis e os contratos de serviço diferem

Uma garantia auto é um contrato para corrigir certos defeitos ou avarias por um período específico de tempo após a compra de um carro. A garantia do fabricante normalmente está incluída no preço de compra quando você compra um carro novo, mas os carros usados ​​também podem vir com algum tipo de cobertura de garantia.

Um contrato de serviço automotivo é um contrato para realizar (ou pagar por) determinados reparos ou serviços. Os contratos de serviço às vezes são chamados de “garantia estendida ” , mas não são uma garantia conforme definido pela lei federal. Eles são vendidos por fabricantes de automóveis, revendedores e empresas independentes, você pode comprá-los a qualquer momento e os preços e a cobertura variam muito. Por exemplo, alguns desses contratos podem estender a duração ou a cobertura da garantia incluída e outros podem cobrir algumas tarefas de manutenção, como trocas de óleo programadas.

Fatos importantes da garantia

É sempre uma boa ideia saber o que sua garantia cobre e quanto tempo ela dura. Mas você certamente quer descobrir antes de pagar alguém que está tentando lhe vender um novo.

Você não precisa usar o revendedor para reparos ou manutenção para manter sua garantia em vigor.Na verdade, é ilegal para um revendedor negar sua cobertura de garantia simplesmente porque você teve manutenção de rotina ou reparos feitos por outra pessoa. Dito isto, o revendedor ou fabricante pode fazer com que você use instalações de reparo selecionadas se o trabalho for feito gratuitamente sob a garantia.

O uso de peças de reposição ou recicladas não anulará sua garantia . Mas o fabricante ou revendedor pode fazer com que você use certas peças se elas forem gratuitas sob a garantia.

  • Uma peça de reposição é uma peça feita por uma empresa que não seja o fabricante do seu carro.
  • Uma peça reciclada é uma peça que foi feita e instalada em um carro novo pelo fabricante ou pelo fabricante do equipamento original, mas posteriormente removida e disponibilizada para revenda ou reutilização.

Se alguém instalar uma peça de reposição ou reciclada com defeito ou que não tenha sido instalada corretamente, poderá danificar outra peça coberta pela garantia. Se isso acontecer, o fabricante ou revendedor pode negar a cobertura dessa peça e cobrar pelos reparos. Mas, antes que eles possam negar a cobertura da garantia, o fabricante ou revendedor deve primeiro provar que a peça de reposição ou reciclada causou os reparos necessários.

Mantenha todos os seus registros de serviço — não importa quem faça o serviço. Isso inclui trocas de óleo, rotações de pneus, substituição de correias, novas pastilhas de freio e inspeções. Crie um arquivo para acompanhar os reparos – será útil se você precisar usar sua garantia. Se você já tiver uma reclamação de garantia e parecer que você não fez a manutenção do seu veículo, sua reclamação pode ser negada.

Fatos do contrato de serviço automotivo

Da mesma forma, faça alguma pesquisa antes de decidir comprar um contrato de serviço automotivo.

Você não precisa (ou deseja) cobertura duplicada.

Antes de comprar um contrato de serviço, compare-o com a garantia do fabricante que você já possui. As garantias de carros novos geralmente oferecem cobertura por um determinado período de tempo ou milhas, o que ocorrer primeiro. Provavelmente não será útil ter um contrato de serviço que comece antes que a garantia do fabricante expire.

Quanto mais cobertura, maior o custo

O preço geralmente é baseado na marca, modelo e condição do carro (novo ou usado), quais reparos ou serviços são cobertos e quanto tempo dura o contrato. O preço pode variar de várias centenas de dólares a vários milhares. Você também pode precisar pagar uma franquia toda vez que seu carro for atendido ou reparado.

Poucos contratos de serviço automotivo cobrem todos os reparos e manutenção

Fique atento às exclusões que negam a cobertura por qualquer motivo. Por exemplo, se o contrato diz que apenas “avarias mecânicas” serão cobertas, problemas causados ​​por desgaste normal podem ser excluídos.

  • Os contratos de serviço também geralmente limitam o quanto eles pagarão pelo reboque ou pelas despesas relacionadas ao aluguel de carros.
  • Se o motor precisar ser desmontado para diagnosticar um problema e, durante o processo, o mecânico descobrir peças não cobertas que precisam ser reparadas ou substituídas, você pode ter que pagar pelo trabalho envolvido na desmontagem e remontagem do motor.

Você pode não ter proteção total, mesmo para peças cobertas pelo contrato

 Algumas empresas usam um “fator de depreciação” no cálculo da cobertura: a empresa pode pagar apenas os custos parciais de reparo ou substituição com base na quilometragem do seu carro.

Você pode comprar um contrato mais curto

Se o contrato de serviço durar mais do que você espera para possuir o carro, descubra se ele pode ser transferido quando você vender o carro, se há uma taxa ou se um contrato mais curto está disponível.

O contrato pode ser apoiado pelo fabricante, revendedor ou empresa independente

Muitos contratos de serviços vendidos por revendedores são administrados por empresas independentes chamadas de administradores. Os administradores atuam como reguladores de sinistros, autorizando o pagamento de sinistros aos revendedores sob o contrato. O Blog BH Proteção Veicular detalha outras coisas importantes sobre proteção veicular, veja a seguir https://bhprotecaoveicular.com.br/blog/

De acordo com o contrato, você pode ter que seguir todas as recomendações do fabricante para manutenção de rotina, como trocas de óleo.Se não o fizer, poderá anular o contrato e perderá a cobertura. Mantenha registros detalhados, incluindo recibos, para que você possa provar que fez a manutenção adequada do carro.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Entenda como as reclamações são tratadas

Quando seu carro precisa de reparos ou manutenção, alguns contratos de serviço permitem que você escolha entre vários revendedores de serviços ou centros de reparos autorizados. Outros fazem você usar o revendedor que lhe vendeu o carro. Descubra se você precisará de pré-aprovação do fornecedor do contrato para qualquer trabalho de reparo ou serviço de reboque.

Você pode ter que pagar por reparos cobertos e solicitar que a empresa de serviços o reembolse. Pergunte quanto tempo você terá que esperar para receber seu dinheiro.

Se você tiver uma disputa sobre se uma reivindicação deve ser paga, lide com o administradorSe o administrador fechar o negócio, o revendedor pode ter que fazer o trabalho sob o contrato. O inverso também pode ser verdadeiro – se o revendedor falir, o administrador pode ser obrigado a cumprir os termos do contrato.

Golpes de contrato de serviço automático e garantia estendida

Você também pode receber ofertas de contrato de serviço em casa, muito depois de comprar seu carro. Você já recebeu chamadas, mensagens de texto ou e-mail avisando que sua garantia está prestes a expirar? As empresas por trás das mensagens podem dar a impressão de que representam o seu revendedor ou fabricante de automóveis. Eles usam frases como “Notificação de veículo motorizado”, “Aviso final de garantia” ou “Aviso de interrupção” para fazer a oferta parecer urgente – e fazer com que você responda. Eles provavelmente estão tentando vender um contrato de serviço, embora possam chamá-lo de garantia estendida. Considere as mesmas questões mencionadas acima e seja especialmente cauteloso.

A verdade é

  • Eles provavelmente não têm nada a ver com o revendedor ou fabricante do seu carro
  • Se você responder, provavelmente será pressionado a fornecer informações financeiras pessoais e um adiantamento imediatamente, antes de obter quaisquer detalhes sobre o contrato de serviço
  • Se você comprar um contrato de serviço de uma dessas empresas, poderá descobrir que elas não estarão no mercado quando você precisar usar o contrato.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *