Como construir um site: um guia para iniciantes

Construir um site é a maneira mais rápida de acelerar seus negócios. 

É a melhor maneira de desenvolver sua marca, encontrar novos clientes e aumentar as vendas. Se você é proprietário de uma empresa em 2023, precisa de um site comercial para fazer o trabalho.

O site da sua empresa se baseia em si mesmo. Ele automatiza e vende. Ele se conecta com os clientes e promove negócios.

Seu site pesquisa o mundo em busca de pessoas e oportunidades 24 horas por dia, 7 dias por semana. Conscientização da marca, geração de leads, retenção de clientes, fidelidade, vendas e um lar digital para chamar de seu, tudo começa com a criação de um site. 

Boas notícias: criar um novo site para o seu negócio é mais fácil do que você pensa. Você sabe usar um computador e tem acesso à internet, o que significa que você pode criar e lançar seu site por um baixo custo. 

Este tutorial irá orientá-lo passo a passo sobre como construir um site e mostrar alguns dos melhores exemplos de sites de negócios em que você pode se inspirar. 

Como construir um site com um construtor de sites gratuito, passo a passo

  1. Decida o objetivo do seu site
  2. Escolha um construtor de sites
  3. Escolha um host
  4. Escolha um nome de domínio personalizado
  5. Decidir sobre um layout
  6. Adicionar páginas relevantes
  7. Conectar um sistema de pagamento
  8. Adicionar ferramentas de negócios
  9. Visualize, teste e publique seu site

1. Decida o objetivo do seu site

Antes de começar a criar um site, é importante entender seus objetivos. As metas fornecem uma visão de longo prazo e ajudam a gerenciar seu tempo e recursos para que você possa criar o melhor site possível. 

Defina metas específicas para o site da sua empresa, como:

  • Venda de produtos físicos ou digitais
  • Vendendo serviços
  • Dando aos visitantes um lugar para aprender mais informações sobre sua empresa
  • Expressando a identidade da sua marca 
  • Compartilhamento de atualizações e anúncios 
  • Destacando avaliações de clientes
  • Transformando visitantes do site em leads
  • Aumentando sua presença online

Não há problema em ter mais de um objetivo para o site da sua empresa. Apenas lembre-se de criar uma estratégia para alcançar cada um. Quer mais dicas sobre criação de web sites ? Entre em contato com https://www.seobh.org/

Por exemplo, digamos que seu objetivo seja vender produtos físicos – como seu site fará isso? Você organizará sua loja para que seja fácil para os visitantes explorarem suas coleções? Você está pensando em oferecer descontos para compradores iniciantes para incentivar as vendas? Quais gateways de pagamento você usará?

Quanto mais detalhados forem seus objetivos, mais fácil será planejá-los e obter sucesso com o site da sua empresa.

2. Escolha um construtor de sites

A maneira mais rápida de criar um site comercial é com um construtor de sites. Um criador de sites fácil de usar pode colocá-lo em funcionamento rapidamente, com pouco esforço ou habilidades de codificação. Os novos proprietários de negócios se beneficiam dessas ferramentas porque podem configurar um site facilmente. 

O melhor software de criação de sites irá:

  • Forneça modelos para acelerar a criação do seu site
  • Permite personalizar modelos de sites
  • Economize tempo e dinheiro contra a contratação de um web designer ou desenvolvedor web
  • Ofereça uma biblioteca de imagens e vídeos de estoque
  • Tenha uma ferramenta de design de arrastar e soltar para fazer alterações facilmente
  • Facilite a otimização do seu site para os mecanismos de pesquisa

Às vezes, você pode precisar de mais opções de personalização para o seu site. Uma boa ferramenta de criação de sites também lhe dará acesso aos arquivos HTML ou CSS. Dessa forma, você pode editar o código e assumir o controle total do seu site, se necessário.

Esteja você iniciando uma loja online, vendendo serviços ou blogando, você pode usar o construtor de sites da Shopify para criar seu site rapidamente.

Ao criar um site na Shopify, você pode acessar belos temas responsivos para dispositivos móveis, suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, certificações SSL gratuitas e aceitar pagamentos diretamente em seu site (sem a necessidade de terceiros). É também um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) completo, para que você possa organizar e gerenciar seu conteúdo digital.

Se você quiser experimentar o Shopify antes de se comprometer com um plano pago, pode começar com uma avaliação gratuita.

Outros bons editores de arrastar e soltar incluem:

  • Weebly
  • 3dcart
  • Volusão
  • Wix
  • Squarespace
  • Vai Papai
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

3. Escolha um host da web

Cada site que você já visitou está hospedado em um servidor. Hospedagem na Web está abrindo espaço em um servidor para o seu site, geralmente oferecido por um provedor. A hospedagem na web torna os arquivos do seu site (imagens, código, áudio etc.) visíveis na web. 

Escolher um provedor de hospedagem pode ser um desafio. Cada empresa de hospedagem na web oferece diferentes quantidades de transferências mensais de dados, contas de e-mail, armazenamento e outros serviços. A forma de pagamento também pode diferir de provedor para provedor (por exemplo, pagamentos mensais versus pagamentos anuais). Portanto, reservar um tempo para saber exatamente o que você precisa de um host é essencial para o sucesso do seu site.

Procure provedores de hospedagem na web que ofereçam o seguinte: 

  • Largura de banda ilimitada , para que você nunca seja cobrado por mais tráfego do site à medida que cresce.
  • Conformidade PCI nível 1 , para manter os dados do cliente seguros e protegidos.
  • Configuração sem complicações, para criar seu site em minutos e poder atualizar os recursos instantaneamente.
  • Servidores rápidos , para que os clientes possam carregar seu site rapidamente, não importa onde estejam.
  • Encaminhamento de e-mail ilimitado , para economizar tempo e ajudar sua empresa a parecer profissional.
  • Seu próprio domínio , para que você possa criar e registrar um nome de domínio para seu site rapidamente.

Shopify oferece hospedagem na web rápida, confiável e ilimitada para pequenas empresas em todo o mundo, independentemente do plano que você escolher. Shopify também fornece um domínio gratuito para novos sites até que você esteja pronto para criar um personalizado. Saiba mais sobre o plano de hospedagem de sites da Shopify.

4. Escolha um nome de domínio personalizado

Um nome de domínio é como um endereço digital onde as pessoas o encontram online. Isso dá credibilidade ao seu negócio e ajuda você a ter uma classificação mais alta na pesquisa por palavras-chave relacionadas ao setor. Você pode personalizar um nome de domínio para que seja mais fácil para os clientes se lembrarem de você e encontrarem sua empresa mais tarde. 

Algumas empresas, como a Biko, uma varejista de moda on-line, são criativas com seus nomes de domínio. A marca utiliza o domínio ilovebiko.com. É compreensível, mas claro, e coloca os clientes na mentalidade certa assim que chegam.

Ao escolher um nome de domínio, certifique-se de:

  • Mantenha-o curto, com marca e memorável
  • Evite hifens e números
  • Tente proteger um domínio de nível superior, como .com
  • Verifique se há outros TLDs, como um país especificado ou .shop
  • Inclua palavras-chave de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), se possível
  • Use um gerador de nome de domínio para se inspirar

5. Escolha um layout

Agora que você tem um nome de domínio e hospedagem na web configurados, é hora de escolher o layout do seu site. Seu construtor de sites provavelmente oferecerá temas ou modelos que você pode instalar em sua loja. Use esses modelos como ponto de partida para criar um site básico.

Os temas são normalmente divididos em categorias. Alguns podem ser melhores para grandes catálogos de produtos. Outros são feitos para empresas de serviços e certas indústrias, como restaurantes ou saúde e beleza.

A Shopify Themes Store hospeda mais de 70 temas pagos e gratuitos, cada um com seus próprios estilos e recursos. Você pode escolher entre temas criados por designers de renome mundial, incluindo Happy Cog, Clearleft e Pixel Union. Cada tema de alta qualidade é personalizável e fácil de usar, e permite que você visualize sua vitrine enquanto faz alterações nela.

Considere os seguintes pontos ao escolher o tema perfeito :

  • Os temas vêm com vários estilos. Procure um que tenha a estética de design que você deseja.
  • Todos os temas vêm com recursos integrados. Considere o que você precisa com base nos objetivos do seu site. Por exemplo, se tornar os produtos fáceis de encontrar é o seu objetivo, procure um tema com uma barra de pesquisa de preenchimento automático. Se você deseja destacar prêmios e reconhecimentos, considere um tema que tenha uma seção de mídia.
  • Não escolha temas com base em cores ou fontes. Você pode personalizar esses detalhes posteriormente.
  • Teste diferentes temas antes de se comprometer com eles. Você nunca está preso a um tema. Se você decidir que não gosta do design responsivo de um tema em dispositivos móveis, poderá instalar um novo sem recriar todas as suas páginas da web.

Se precisar de ajuda para projetar sua loja ou precisar de mais personalização, você sempre pode contratar um especialista em web design. Sugerimos a contratação de um Shopify Expert para ajudar a tornar sua loja um grande sucesso. Caso se interesse mais sobre criação de sites e outros temas como: Marketing, SEO orgânico, entre outros. Acesse https://www.seobh.org/criacao-de-sites-bh/

6. Adicione páginas relevantes

Uma página relevante em seu site tem significados diferentes, dependendo do seu tipo de negócio. Se você estiver executando um site de comércio eletrônico, as páginas de produtos e as páginas de coleção são necessárias. Se você for proprietário de um restaurante, desejará páginas de destino para seu cardápio e promoções.

Os profissionais do setor imobiliário provavelmente adicionarão uma página para mostrar suas listas e um formulário para coletar as informações de contato do lead.

Mas o site da sua empresa precisa fazer mais do que promover o seu negócio. Ele precisa criar confiança com os visitantes e ajudá-los a entender seu negócio.

As páginas padrão que você deseja incluir em seu site são:

  • Página inicial . Esta é a entrada do seu site. Ele comunicará quem você é e o que você oferece. Use a página inicial para causar uma boa impressão nos visitantes e orientá-los para ações em seu site.
  • Páginas de produtos ou serviços. Crie páginas que expliquem suas ofertas e façam os compradores comprarem. Você desejará criar páginas da web separadas para cada produto ou serviço que fornecer.
  • Página de contato . Isso dá às pessoas uma maneira de entrar em contato se tiverem dúvidas. Você pode incluir diferentes maneiras de obter suporte ou direcionar as pessoas para um FAQ. Ou crie um formulário de contato onde as pessoas preencham suas informações e enviem uma mensagem para sua equipe de suporte.
  • página de perguntas frequentes . Aqui você pode responder a perguntas comuns que as pessoas têm sobre sua empresa. É ótimo para incentivar o autoatendimento e liberar as equipes de suporte ao cliente.
  • Sobre a página . Crie uma página que conte sua história e explique seu modelo de negócios. Uma página Sobre ajuda a conectar-se com os visitantes e cria confiança entre eles e sua empresa. Você também pode adicionar links aos seus perfis nas redes sociais.
  • Páginas de política. Não importa o seu modelo de negócios, existem certas políticas legais que você precisará seguir. Por exemplo, você precisará de uma política de devolução e uma política de remessa.

Você não precisa parar por aí. Procure criar páginas que criem confiança com os clientes, como postagens de blog ou guias do comprador, e mostre sua oferta da melhor maneira possível.

7. Conecte um sistema de pagamento

O objetivo final de construir seu site do zero é fazer vendas. Você deseja facilitar a compra dos visitantes por meio do seu site. Um sistema de pagamento contínuo não é negociável.

Shopify permite que os proprietários de empresas aceitem cartões de crédito e outros métodos de pagamento populares facilmente. Você pode oferecer opções de pagamento expresso, como Shop Pay, G Pay ou PayPal, ou permitir que os clientes paguem a prazo com o Afterpay.

Ao configurar o Shopify Payments, você não precisa lidar com ativações de terceiros. Você só precisa inserir seu número de identificação do empregador e informações bancárias para começar a vender online rapidamente. O Shopify Payments vem com qualquer plano do Shopify.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

8. Adicione ferramentas de negócios

Como proprietário de uma pequena empresa, você está acostumado a fazer as coisas de forma independente. Mas, às vezes, você precisa de uma ajudinha extra. O site da sua empresa pode ser facilmente transformado em um vendedor digital.

Além dos recursos e recursos visuais do seu modelo, a Shopify oferece mais de 3.200 complementos e plug-ins para simplificar o gerenciamento de determinadas partes do seu negócio online. Na App Store da Shopify, você encontra apps gratuitos da Shopify para ajudar:

  • Crie uma lista de e-mail marketing
  • Encontre produtos em alta para vender online
  • Executar anúncios do Facebook
  • Crie pop-ups de geração de leads
  • Ofereça suporte ao chat ao vivo
  • Crie programas de fidelidade
  • Integre com sites de venda online
  • Adicione mais gateways de pagamento ao seu carrinho de compras
  • Entenda os dados do Google Analytics

Essas ferramentas de negócios podem abrir novas oportunidades para o seu site que melhoram a experiência do cliente e impulsionam as vendas. Tudo se resume a encontrar os aplicativos e preços certos que atendam às suas necessidades de negócios.

9. Visualize, teste e publique seu site

Criar um site profissional para o seu negócio é o começo, não o fim. Teste seu site. Execute uma verificação rápida da experiência do usuário e certifique-se de que seus produtos e serviços sejam bem apresentados. Verifique novamente se não há links ou imagens quebradas. Envie seu site para colegas, amigos e familiares para garantir que ele carregue rápido e corretamente e que seja compatível com dispositivos móveis.

Se você seguiu este guia passo a passo, seu novo site de negócios deve estar pronto para ser lançado! Dê uma última olhada para ter certeza de que está tudo bem e clique em Publicar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_design

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *