10 fatos culturais sobre Minas Gerais, Brasil

Antes dos colonizadores portugueses se estabelecerem no Brasil, Minas Gerais era o lar de indígenas que viviam da terra e da abundância de recursos naturais do entorno. Não demorou muito, porém, para que os portugueses encontrassem ouro na região e, em 1696, fundassem a primeira cidade do estado, Mariana, para ter fácil acesso ao metal precioso. Atualmente, a cidade é conhecida por sua arquitetura barroca, montanhismo e mountain bike. Infelizmente, também é lembrado por um terrível desastre em 2015, quando uma barragem nas proximidades explodiu, inundando a cidade com o equivalente a 25.000 piscinas olímpicas de águas residuais.

Tem algumas das cidades mais altas do Brasil

A paisagem montanhosa de Minas Gerais faz com que muitas de suas cidades sejam construídas em terrenos elevados. Das cinco cidades mais altas do Brasil, quatro estão em Minas Gerais. O mais alto é Campos do Jordão em São Paulo (1.620 metros ou 5.315 pés), seguido por Monte Verde em Minas (1.554 metros ou 5.098 pés), Senador Amaral em Minas (1.595 metros ou 5.232 pés), Bom Repouso (1.360 metros ou 4.462 metros pés) e Gonçalves em Minas (1.350 metros ou 4.429 pés). Quer saber mais sobre Minas e quais são as suas ultimas noticias, acesse https://www.gazetamineira.com.br/

É o lar da comida caseira do Brasil

As variações na culinária em todo o país são enormes e cada região tem suas próprias especialidades específicas. No entanto, uma coisa que todos no Brasil podem concordar é que Minas Gerais é o lar da comida caseira do país , com pratos caseiros feitos com amarrações de gordura e montes de carboidratos. Algumas das provas imperdíveis são o pão de queijo fresco , que você encontra em qualquer lugar do Brasil, mas nunca feito tão bem quanto os mineiros o fazem; Queijo Minas, um queijo macio e branco que se acompanha com pasta de goiabada; tutu de feijão, que é feijão misturado com mandioca, bacon e linguiça; e frango ao molho pardo, frango ao molho feito com o próprio sangue.

Tem a galeria de arte mais impressionante do Brasil

O Inhotim é uma galeria de arte interativa ao ar livre situada dentro de um jardim botânico e é uma das atrações mais conhecidas e visitadas de Minas Gerais. Ele pode ser explorado em um dia, mas permita dois, se puder, para evitar apenas deslizar pelas obras de arte e conferir a flora deslumbrante do parque. A galeria de arte abriga algumas obras intrigantes de artistas brasileiros e internacionais, incluindo uma sala de alto-falantes que dão a ilusão de caminhar por uma orquestra tocando.

Foi no centro da corrida do ouro no Brasil

Minas Gerais chamou a atenção dos colonos europeus no final do século 17, quando descobriram uma abundância de ouro na área. Cidades foram construídas, minas foram escavadas e escravos foram enviados para Minas no que se tornou a era da corrida do ouro no Brasil, o que tornou o estado um dos mais ricos do Brasil na época. Foi nessa época que foram fundadas cidades conhecidas como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, que hoje são conhecidas por seus paralelepípedos, casas coloniais e arquitetura barroca.

Sua música

Sertaneja é um gênero musical brasileiro desenvolvido na década de 1920 no sudeste do Brasil, especialmente Minas Gerais. Conhecido como um gênero campestre, é tipicamente cantado em duplas, especialmente por irmãos, e as letras geralmente são sobre amor e relacionamentos. Atualmente, existem vários subgêneros de sertaneja , incluindo sertaneja de raiz e sertaneja romantico . O sertaneja universitário é outro subgênero criado a partir de meados dos anos 2000, popular entre adolescentes e jovens brasileiros.

É famoso por um tipo específico de estátua

Namoradeira é um ornamento típico de Minas Gerais, de uma mulher com um braço cruzado na frente e a palma da outra mão apoiada na bochecha enquanto ela olha melancólica ao longe. O ornamento é frequentemente encontrado em varandas ou peitoris de janelas, e vem em diferentes tamanhos e feitos de diferentes materiais, como madeira ou cerâmica.

Minas é famosa por seus eventos culturais

Minas Gerais possui diversas manifestações culturais e festas folclóricas, muitas com raízes religiosas. Alguns dos mais famosos incluem o Congado , uma festa que celebra a cultura afro-brasileira com costumes de Angola e do Congo, a Folia de Reis , uma festa católica, e o Bumba Meu Boi , uma festa que celebra um boi morto e trazido de volta à vida. .

Tem algumas das arquiteturas mais impressionantes do Brasil

Minas Gerais possui várias cidades coloniais que são mundialmente conhecidas por sua arquitetura deslumbrante, com destaque para fachadas em estilo barroco, igrejas douradas e casas decoradas no estilo clássico português. Entre as mais famosas estão Tiradentes e Miriana, mas é Ouro Preto que possui algumas das maravilhas arquitetônicas mais bem preservadas e foi a primeira cidade do Brasil a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por sua impressionante coleção de edifícios históricos.

Os mineiros adoram futebol

Como a maioria, senão todos os estados do Brasil, os mineiros adoram futebol e é o esporte mais popular do estado. Os maiores times do estado são Atlético, Cruzeiro, América, Villa Nova, Tupo, Boa Esporte, Caldense e Ipatinga. Se estiver em Minas Gerais, experimente ir a um jogo local para sentir a paixão que os mineiros têm pelo esporte.

Principais atrações turísticas em Belo Horizonte

Capital do estado de Minas Gerais desde 1897, Belo Horizonte foi apenas alguns anos antes escavada na floresta ao redor de um assentamento de garimpeiros chamado Curral del Rei, fundado em 1701.

Por se tratar de uma cidade inteiramente nova, poderia ser disposta em um plano de grade com cruzamentos de avenidas diagonais modeladas em Washington, DC Seu nome, que significa belo horizonte, é adequado, tanto para as montanhas que circundam a cidade Horizonte pós-moderno.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

A cidade foi construída no auge dos estilos Art Nouveau e Art Deco e continuou a abraçar a arquitetura contemporânea desde então. O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer projetou vários de seus primeiros edifícios aqui na década de 1940, dando à cidade algumas de suas obras mais conhecidas e principais atrações turísticas. Edifícios posteriores continuaram a corresponder aos seus altos padrões de design. A politica de Minas Gerais também e algo a ser citado, confira aqui https://www.gazetamineira.com.br/minas-gerais/mais-nova-pesquisa-em-minas-aponta-vitoria-no-1o-turno-de-romeu-zema/

Você pode encontrar os melhores lugares para visitar seguindo esta lista das principais atrações turísticas de Belo Horizonte.

1. Praça da Liberdade (Praça da Liberdade)

A grande praça repleta de parques no centro da cidade foi projetada para ser o centro da administração e poder do estado, com o Palácio do Governo e a biblioteca pública. O Palácio Cristo Rio, em estilo Art Déco, foi construído na década de 1940 e, acima da praça, está o Edificio Niemeyer, um prédio de apartamentos sinuosamente curvo que é uma de suas primeiras obras mais famosas.

Passear sob a sombra das árvores ou relaxar em um banco para apreciar as flores e fontes são as coisas favoritas dos moradores aqui, e fazem da Praça da Liberdade um dos lugares mais populares para se visitar em Belo Horizonte.

2. São Francisco de Assis e Lagoa da Pampulha

A primeira das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer fica acima de um lago no subúrbio da Pampulha, repleto de parques. As curvas parabólicas da cobertura da igreja parecem antecipar as formas arquitetônicas que Neimeyer utilizou posteriormente em Brasília.

O exterior é coberto por painéis de azulejos de Cândido Portinari, e mais de sua obra decoram o interior. O projeto do edifício causou tanto furor na hierarquia da igreja que, embora tenha sido concluído várias décadas antes, só foi consagrado em 1969. Os jardins ao redor foram projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Caminhe ao redor do lago para admirar a silhueta da igreja espelhada na água e para ver a curva Casa do Baile, cenário de festas e bailes da moda na década de 1940. Os relvados verdes e os caminhos à volta da Lagoa da Pampulha fazem dela um local de eleição para as famílias.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais

3. Palácio das Artes

Na extremidade sudoeste do parque municipal está o Palácio das Artes, um impressionante edifício branco e baixo projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a Fundação Clóvis Salgado, um dos centros de artes mais inclusivos e ativos da América Latina.

Junto com estúdios e salas de ensaio para artistas e músicos, abriga diversos locais de interesse para os turistas. Três galerias hospedam uma variedade de shows de arte, e seus três teatros têm uma agenda lotada que pode incluir concertos de música clássica e popular, apresentações de dança, teatro e óperas.

O destaque do Centro de Artesanato de Minas Gerais é repleto de artesanatos da mais alta qualidade de artesãos contemporâneos. Você encontrará cerâmica, escultura em madeira, artes em fibra e agulha, escultura em todas as mídias, tecelagem manual, vidraria e joias com a abundância de pedras da região.

Endereço: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte, Minas Gerais

4. Mercado Central (Mercado Central)

Um dos lugares mais animados e coloridos da cidade é o enorme prédio do mercado, onde você encontrará de tudo, de comida a canários, em suas mais de 400 barracas. Os vendedores parecem estar em movimento perpétuo enquanto vendem frutas e legumes, queijo, salsichas, artigos religiosos, ervas medicinais, doces, bebidas, carnes, flores, nozes, utensílios domésticos, alimentos preparados, animais de estimação e artesanato.

Pare para assistir enquanto os vendedores de frutas descascam e cortam abacaxis inteiros com um facão, e espere sua vez para se sentar em uma das pequenas barracas de almoço para provar pratos locais. O mercado está aberto diariamente, embora apenas até às 13h aos domingos e feriados.

Endereço: Av. Augusto de Lima 744, Belo Horizonte, Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *